[ Edição Nº 126] – CRÓNICAS DA BEIRA-MAR por Raul Oliveira.

0
Rate this post

Valha-nos Santa Quitéria
(Protectora dos…desastrados)

         O incrível aconteceu no dia 4 de Maio na Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém, aquando da visita de operadores turísticos da nossa vizinha Espanha, a convite da Região de Turismo da Costa Azul. Se não tivéssemos assistido e nos contassem, não acreditaríamos.

Então não é que as ‘sumidades’ da Região de Turismo (?) da Costa Azul tiveram o desplante, com toda a solenidade, de apresentar aos SEUS convidados OPERADORES TURISTICOS, repita-se, um vídeo do tempo da pedra lascada, presumivelmente de promoção das potencialidade do litoral alentejano, (que não são poucas, graças a Deus, mas tão maltratadas são, também graças a Deus).

O inenarrável vídeo tinha, no mínimo, mais de meia dúzia de anos, de qualidade mais que duvidosa, apenas com vistas de praias e paisagens, maioritariamente do norte do distrito de Setúbal, como sempre, com música também muito pouco atractiva e, cúmulo da inteligência, sem qualquer locução.

Se alguns dos presentes, residentes na região, tiveram alguma dificuldade em identificar boa parte do que viram naquele malfadado vídeo, adivinha-se o que aconteceu aos nossos amigos espanhóis.

Malgrado os discursos de circunstância do representante da Região de Turismo da Costa Azul e do presidente do autarquia anfitriã, o mínimo que nos apetece dizer é que, com ‘amigos’ destes o litoral alentejano não precisa de promoções (destas, pelo menos), nem… de inimigos (devem estar todos em Setúbal).

A não ser que tenha a ver com o que disseram aquelas individualidades: “consideramos o mercado espanhol como mercado interno e não estrangeiro”. Está tudo dito.

Só nos resta saber se nuestros hermanos têm o poder de encaixe…do turista português, o que duvidamos. Até porque na terra deles o turismo é uma coisa séria e não a coboiada que existe no nosso país.