[ Edição Nº 127 ] – Instituto de Conservação da Natureza tem novas viaturas todo-o-terreno.

0
Rate this post

26 viaturas para a conservação da natureza
ICN vai vigiar melhor as áreas florestais

       O Instituto de Conservação da Natureza (ICN) já tem o apoio de 26 novas viaturas Mitsubishi L200 de tracção integral (4×4) especialmente preparadas e equipadas para realizar acções de vigilância e prevenção em locais de difícil acesso. Este projecto decorre pelo segundo ano consecutivo e em 1999, de acordo com Luísa Tomás do ICN, as viaturas percorreram cerca de 335 mil Km de vigilância, intervindo directamente em 225 acções de alerta e combate a fogos florestais.

A parceria entre uma empresa privada e o ICN é vista com “muito agrado”, pois os meios humanos, materiais e financeiros “nunca são suficientes para a defesa do património natural”, refere esta responsável. Por seu lado, Vilhana Julio, representante da marca Mitsubishi, reconhece que esta é uma campanha de marketing social, porque “o negócio da empresa é vender viaturas”.

No entanto este responsável acrescenta estar satisfeito pela medida, uma vez que, ao mesmo tempo, “conseguimos ser úteis à sociedade por possibilitarmos a rápida intervenção nas reservas naturais”.

Já o Governador Civil do Distrito de Setúbal, Alberto Antunes, considera fundamental a pareceria entre Estado, empresas e sociedade civil no que diz respeito à defesa do património natural. E alerta para as dificuldades inerentes à região de Setúbal, pois sendo o distrito mais arborizado do país, “o Estado não consegue chegar a todo o lado”.

De acrescentar que total de viaturas entregues ao ICN, três delas ficaram a Setúbal, duas para o Parque Natural da Arrábida e outra para a Costa da Caparica. Cada uma destas carrinhas vai contar com uma tripulação de dois elementos do ICN e um representante do Concessionário Mitsubishi da respectiva área de intervenção.