[ Edição Nº 133 ] – Feira de Sant´Iago 2000 recorda cem anos de história.

0
Rate this post

Cem anos de história na Feira de Sant´Iago
Câmara vai gastar 100 mil contos

         “Setúbal 1900” é o tema da Feira de Sant’Iago que este ano decorrerá de 22 de Julho a 6 de Agosto, anunciou o presidente da câmara Mata Cáceres em conferência de imprensa no dia 12 de Julho. O objectivo é fazer um balanço do último século no distrito, conjugando as tecnologias do presente com os cenários do passado e oferecendo aos setubalenses um revivalismo histórico.

Mata Cáceres classificou a escolha do tema como “diabólica” e acrescentou que não se podem fazer referendos “por tudo e por nada”, pelo que resta à autarquia esperar que o tema agrade a todos.

Face a protestos que têm chegado à Câmara Municipal nos últimos anos, devido ao cariz muito popular dos espectáculos, Ana Duarte, responsável pela cultura da cidade, apostou este ano em espectáculos que. Assim, como cabeças de cartaz estarão os Anjos, Toy, Xutos e Pontapés, Septeto Habanero e Vitorino e Terra Samba, entre outros. Na sessão de abertura haverá ainda um espectáculo de fogo de artifício a cargo da equipa que montou o encerramento da Expo 98 e do Aqua Matrix.

O orçamento previsto para este certame é de cerca de 100 mil contos, “mais 10 mil, menos 10 mil” segundo Mata Cáceres, que considera ser 50% desse valor recuperável através do pagamento do aluguer dos espaços de exposição.

O autarca aproveitou ainda para criticar o papel dos jornalistas, fazendo uma revisão dos projectos e iniciativas da câmara no último ano, afirmando que “estes difamam a cidade, anunciando catástrofes” e atribuindo à comunicação social o facto de “metade do país pensar que Setúbal é a Bela Vista”. Mata Cáceres reconhece que a cidade tem problemas e admite que os seus “verdadeiros inimigos” são as barracas e o desemprego, os outros considera “simples adversários”.