CCRLVT lança 1º Grande Prémio de Ciclismo
Para promover região e encontrar novos valores
O 1º Grande Prémio Internacional de Ciclismo da Região de Lisboa, Oeste e Vale do Tejo, sai para a rua entre os dias 17 e 20 de Agosto com o lema “Sempre a Pedalar”. António Fonseca Ferreira, presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo (CCRLVT), pretende com esta prova “mobilizar as pessoas e popularizar os objectivos do desenvolvimento económico e social da região”.
O 1º Grande Prémio de Ciclismo surge, segundo António Fonseca Ferreira, “da grande popularidade que o ciclismo tem em Portugal”, permitindo desta forma uma “maior facilidade em fazer passar a mensagem” daquilo que são os planos estratégicos da CCR para a região.
Fonseca Ferreira afirma que a CCRLVT, em conjunto com as autarquias, tem o “dever” de investir neste tipo de iniciativas, pois a seguir ao futebol, este será talvez “o desporto mais acarinhado pelos portugueses”. Para o provar está a recente Volta a Portugal que “movimenta milhares de pessoas” para verem os ciclistas passarem “durante vinte segundos”.
A CCRLVT pretende ainda destacar o “esforço de equipa” e o sentimento de “solidariedade” que este desporto implica, aliado, ao mesmo tempo, com o espírito de “competitividade saudável entre equipas e regiões”.
Para Fonseca Ferreira, Setúbal é “uma das regiões mais promissoras do país, dada a tradição de trabalho e de indústria que possui”, sendo pois “indispensável ir a Setúbal e começar aí a primeira etapa desta prova”.
A proposta saiu do próprio presidente da CCRLVT, sendo “rapidamente acolhida” por Mata Cáceres. Setúbal conta então com um percurso de cerca de 11 km dentro da cidade, antes dos ciclistas partirem em direcção a Alpiarça.
São cerca de 167 km com duas contagens de montanha, que, segundo Américo Silva, seleccionador nacional de ciclismo, são “relativamente fáceis e servem apenas para justificar um camisola azul”. Américo Silva alerta ainda para o facto de a maioria das equipas “terem terminado recentemente uma prova difícil”, mas considera este Prémio importante, pois servirá sobretudo como um “pré treino para os jogos olímpicos de Sidney”.
As restantes etapas serão Almeirim – Fátima, um percurso de 165 km, Alcobaça – Rio Maior, com um percurso de 170 Km e finalmente Torres Vedras – Odivelas com cerca de 133 km de percurso.
No total são cerca 636 km, que segundo o presidente da CCRLVT, “poderão vir a revelar futuros e novos campeões para Portugal”. Na prova vão estar presentes 17 equipas, sendo 6 estrangeiras e 11 portuguesas. Setúbal estará representada pela equipa Troiamarisco/Matesica.