[ Edição Nº 138 ] – Festa do Avante aposta nas artes e na tecnologia.

0
Rate this post

Artes e tecnologia vão estar na Festa do Avante
Organização espera atrair mais visitantes

       “A música não esgota a programação da Festa do Avante” diz Augusto Flor, da direcção da Festa do Avante, afirmando que à semelhança dos anos anteriores, a festa vai contar com um espaço cultural bastante diversificado “capaz de agradar a todos os que visitem a festa”. A programação cultural da Festa do Avante foi apresentada no 16 de Agosto, a duas semanas do início da 24ª edição, que se realiza nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal.

A novidade deste ano é a maior organização e diversificação que as cinco áreas do programa cultural sofreram. Segundo Augusto Flor, as iniciativas ligadas ao livro, ao teatro, ao cinema de animação, às artes plásticas e às ciências e tecnologia, “vão com certeza atrair um maior número de pessoas, que podem optar pela área que mais gostarem”.

Neste programa cultural, Augusto Flor destaca a produção teatral interpretada pelo actor Canto e Castro e dedicada ao centenário do nascimento do poeta José Gomes Ferreira. O director pretende assim proporcionar aos espectadores “um encontro entre o poeta e o actor”. Augusto Flor destaca ainda o grupo “Museu do Pau Preto”, que dará um espectáculo “único, acerca dos emigrantes africanos em Portugal”.

O recinto da Festa contará ainda com animações de rua e expressões artísticas que, no âmbito das artes plásticas, vão oferecer ao visitante, “poesia visual por toda a Festa”. Vão estar expostas obras tridimensionais de grandes dimensões, que Augusto Flor garante irem “aproximar mais o público da obra, uma vez que estas não vão estar confinadas a um espaço de exposição, mas sim por todo o espaço da Festa”.

A área das ciências e das tecnologias tem este ano uma presença no espaço central. Augusto Flor disse que no ano passado a adesão a uma exposição da região de Coimbra sobre ciência “foi tão grande”, que este ano tem “a certeza que a exposição de robótica será também um sucesso”, colocando em evidência a inteligência artificial de algumas máquinas ao serviço do homem.

“Porque onde está o homem, está a cultura”, Augusto Flor afirmou que na área da cultura, assim como em todo o programa da festa, “tentam fazer sempre melhor”, e que por isso o “número de visitantes tem vindo a aumentar”.

A organização tenta todos os anos organizar uma festa que “não seja só para o membros do partido“ e, nas palavras de Augusto Flor, esta tem estado a ser “uma tentativa bem conseguida”. A considerar pelo número de Entradas Permanentes que já foram vendidas, Augusto Flor afirma que este ano “o número de visitantes vai ser superior ao dos anos anteriores”.