[ Edição Nº 139 ] – Câmara de Setúbal organiza Festa da Sardinha.

0
Rate this post

Câmara de Setúbal organiza Festa da Sardinha
Gastronomia promove a região   

         Promover a região de Setúbal e a história do rio Sado junto dos setubalenses e de todos aqueles que procuram esta cidade para comer o seu peixe, é o objectivo da Festa da Sardinha, organizada pela Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, e que decorre desde o passado dia 25 de Agosto prolongando-se até ao dia 2 de Setembro, na Avenida Luísa Todi. O vereador Duarte Machado considera importante fazer uma festa com a sardinha assada de Setúbal, uma vez que “a gastronomia se tornou uma das características históricas mais relevantes”.

Na apresentação da Festa da Sardinha, Duarte Machado não quis deixar de referir que, apesar de os recursos financeiros da Divisão de Turismo não serem “muito altos”, a Divisão de Turismo quis organizar uma festa que “enaltecesse o orgulho setubalense” e que de certa forma levasse a cidade a “unir-se mais em prol de uma festa que é de todos”.

O motivo da sardinha assada surge devido à grande apreciação que este peixe tem, quer junto da população da cidade, “quer dos visitantes que vêm de propósito a Setúbal para desfrutar da gastronomia local”.

Para Duarte Machado esta será mais uma iniciativa que facilitará a Região de Turismo de Costa Azul a promover a região, e a “cidade de Setúbal em particular”. Assim, para retratar a faina da apanha da sardinha, a Divisão de Turismo recolheu algumas imagens, que vão estar expostas no recinto, com o objectivo de dar a conhecer aos visitantes as “memórias dos pescadores da região”.

A sardinha distribuída na festa vai estar exclusivamente a cargo de empresas da região, numa tentativa da Divisão de Turismo em “destacar o trabalho dos pescadores da zona e a sardinha da costa de Setúbal”.

Os dez restaurantes participantes são todos da cidade de Setúbal e vão ocupar o espaço onde antes se realizou a Festa da Cerveja, na Avenida Luísa Todi. Para Duarte Machado este é um espaço bastante “condigno” para uma festa popular e com o qual as pessoas já estão “familiarizadas”.

A festa inclui ainda um programa recreativo com artistas e grupos da região que animarão o recinto, pois para o vereador, a música popular “é a melhor forma de brindar à festa”, numa iniciativa que se pretende popular.

A Festa da Sardinha é uma iniciativa que, segundo Duarte Machado, “deverá ter continuidade”, uma vez que a gastronomia “é um património histórico” que a Divisão do Turismo não quer ver esquecido.