[ Dia 14-01-2002 ] – Novo executivo em Almada ainda sem distribuição de pelouros.

0
Rate this post

autarquicas-4934408Novo executivo em Almada 
ainda sem distribuição de pelouros

O novo elenco governativo da Câmara de Almada, liderado mais uma vez por Maria Emília de Sousa, toma posse esta noite. Sabe-se que o executivo camarário tem 11 vereadores eleitos, mas os pelouros ainda não foram distribuídos.

Esta segunda-feira, 14 de Janeiro, marca a entrada oficial em funções do novo executivo camarário em Almada. A tomada de posse da equipa liderada por Maria Emília de Sousa, da CDU, está marcada para logo à noite, às 21 e 30, na Academia Almadense, mas a distribuição de pelouros ainda não é conhecida. Os comunistas garantiram a maioria de lugares, facto que pode levar os outros partidos a não participarem na gestão do município almadense.

A coligação PCP/PEV conseguiu 41,1% dos votos e seis vereadores. O PS foi a segunda força política mais votada com 27,05% dos votos e três mandatos. O PSD conseguiu garantir dois vereadores com 17,43% dos votos. Sendo assim, foram eleitos em Almada a 16 de Dezembro último, Maria Emília de Sousa, actual autarca e recandidata, Antónia Lopes, José Lourenço, António Matos, José Raposo e Henrique Carreiras, pela CDU. Do PS conseguiram ser eleitos Ruben Raposo, o cabeça de lista e ainda Vitor Brito do Vale e Ana Catarina Mendes. O PSD além do cabeça de lista, José Nascimento, conseguiu também um mandato para António Salgueiro. No quadro de vereadores comunistas, estreiam-se Antónia Lopes, que foi até às eleições do mês passado presidente da Junta de Freguesia da Trafaria e José Raposo. Todos os outros elementos desempenhavam já funções autárquicas.

Maria Emília de Sousa era presidente do executivo, responsável também pelos Serviços Municipais, Administração Geral e Finanças, Reabilitação Urbana, Planeamento e Controlo, deve manter as mesmas pastas. José Lourenço tinha a seu cargo o pelouro das Obras Municipais e Habitação, não se sabe se continua ou não com as mesmas responsabilidades. António Matos tem ocupado a pasta da Acção Sócio Cultural, Turismo e Informação. Com a responsabilidade pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, Protecção Civil e Saúde Ocupacional pode vir a continuar Henrique Carreiras. Por preencher estão as pelouros do Urbanismo e Recursos Humanos, ocupado pela vereadora Fátima Mourinho, agora de saída e o pelouro do Trânsito, Transportes, Ambiente e Equipamentos Colectivos, ocupado até aqui pelo vereador José Luis Leitão, que abandona também o executivo camarário.

Ao que o “Setúbal na Rede” apurou a distribuição definitiva das pastas só será conhecida na primeira reunião do novo elenco autárquico, marcada para depois de amanhã. Sabe-se também que os eleitos dos outros partidos estão a ser contactados, para saber se pretendem ou não gerir algum pelouro. Nos anos anteriores os partidos da oposição recusaram assumir qualquer participação no executivo camarário. Neste caso a expectativa maior recaí sobre Ruben Raposo, o cabeça de lista do PS que, por diversas vezes, durante a campanha eleitoral, afirmou-se disposto a assumir o seu lugar na vereação. seta-2434358