À descoberta dos continentes
Há sete continentes, (América do Norte e do Sul ; Ásia; África; Antárctica e Europa) que cobrem cerca de um terço da superfície da Terra. São vastas extensões de terra rodeadas por oceanos. Além destas, há as ilhas – massas terrestres muito mais pequenas também rodeadas de água. Os sete Continentes situam-se praticamente numa metade do globo. O Pacífico ocupa grande parte da outras metade. O continente mais extenso é a Ásia, com uma superfície de mais de 44 milhões de Km2.
A maior parte dos cientistas acredita que, há cerca de 200 milhões de anos, os continentes estavam ligados uns aos outros, formando uma enorme massa de terra. Ao longo de milhões de anos foram-se deslocando e mudando de forma, o que ainda hoje continua a acontecer. Os continentes assentam em gigantescas rochas, as placas que se movem e colidem umas contra as outras. Estes movimentos, para alem de serem a causa dos vulcões e dos tremores de terra, fazem surgir montanhas e abrem grandes fendas na crosta terrestre.
João Calvinho
Vitória Futebol Clube
O Vitória Futebol Clube nasceu em 1910. O clube foi crescendo, tendo cada vez mais sócios e jogando melhor.
Em 1952 foi construído o Estádio do Bonfim, num sitio que se chamava a quinta das Palmeiras. As pessoas que moravam neste lugar, tiveram de ir morar para outros sítios.
Os meus avós moravam lá e a minha mãe na época era pequena, mas já todos gostavam do Vitória.
Agora é um grande clube. Têm cerca de 15 000 sócios do Vitória. Eu fui durante muitos anos sócio do vitória quando era mais novo, mas depois estive uns anos sem poder ir aos jogos, porque estive doente. Agora há dois anos que ou novamente sócio e deliro com os jogos da minha equipa. Quando o Vitória ganha é uma grande alegria.
Este ano regressou à primeira liga e os vitorianos ficaram muito felizes. No Vitória Futebol Clube também se praticam outras modalidades tais como:
– Basquetebol;
– Ginástica;
– Ciclismo, etc.
Nesta altura, este clube, está em 8º lugar mais ainda à pouco tempo que começou esta época de futebol. Gosto muito do meu Vitória porque é o clube da minha terra.
As cores do Vitória são o verde e o branco. O verde é a cor da esperança e o branco a cor da paz.
Que lindas cores!
Acho que foram muito bem escolhidas.
Viva o Vitória! Viva!
Rui Caleira