[ Setúbal na Rede] – APPACDM – CAJ: Historial

0

Clube Animação Jovem (CAJ)

        Historial
O Clube Animação Jovem foi criado em Janeiro de 1999, com o objectivo  de funcionar como um espaço privilegiado em termos de ocupação de tempos livres, criatividade e artes, feito a pensar nos jovens.

Funciona aos fins de semana, das 14:00 às 19:00 horas, num dos pavilhões do CAO 1 da APPACDM, situado no Vale das Cerejeiras, n.º 8, Setúbal, local onde trabalham o Professor Wagner Borges (Prof. Teatro), o Professor Vítor Inácio (Prof. Ginastica), bem como voluntárias do Instituto Português da Juventude, sendo a coordenação do Clube Jovem da responsabilidade da Dr.ª Paula Pedro.

 Entre as diversas actividades realizadas pelo Clube, o Grupo de Teatro surge como uma das grandes apostas dos jovens neste leque de actividades, tendo o grupo nascido com a apresentação da peça “Titanic”, um exercício de expressão corporal baseado no famoso filme, que conta a história do acidente trágico do navio que se afundou em 1912.

Depois de “Titanic” surgiu, em Maio de 2000 uma nova peça com o nome “ O Sol e a Lua”, que foi apresentada no Clube Animação Jovem realizada no Inatel de Setúbal, em Outubro do ano passado. Neste encontro de teatro o Clube Jovem convidou outros grupos a participar, como por exemplo a APPACDM de Santarém.

O encontro realizou-se durante um dia, sendo muito participado e aplaudido pelo muito publico presente, nomeadamente pelos jovens da APPACDM que assistiram e vibraram com o bonito e consequente espectáculo.  

O trabalho desenvolvido pelo grupo de teatro, o verdadeiro espírito de equipa criado, e o esforço dos respectivos colegas, “actores” possibilitaram a participação do grupo em vários espectáculos e intercâmbios de teatro em Setúbal, Santarém, Porto, Montemor – Novo e Inglaterra.

Culminando um percurso de dois anos, iniciado em 1999, estrear – se – a no dia 16 de Dezembro a  peça “ Poetando”, interpretada pelo Grupo de Teatro do Clube Animação Jovem, com encenação de Wagner Borges, a partir das 16.00h, na instalações do INATEL de Setúbal a qual contará pela primeira vez com a introdução de diálogos falados entre os personagens da peça  

Ao participarem nas várias iniciativas, os jovens desenvolvem e revelam as suas capacidades criativas e artísticas, viajam e convivem partilhando experiências, opiniões e sentimentos com a juventude de culturas e vivências diferentes.

Paula Pedro
Coordenadora do Clube Jovem