[ Setúbal na Rede] – Projecto Delfim

0
Rate this post

risca_topo-6320376

O Projecto Delfim é uma associação científica, sem fins lucrativos, criada em 1992, reunindo investigadores, estudantes universitários, simpatizantes, instituições e empresas que desejam participar no esforço para um melhor conhecimento do meio aquático, em especial dos mamíferos marinhos no seu ambiente natural.

A vocação do Projecto Delfim tem sido, desde o início, a obtenção e difusão de informação científica, rigorosa, necessária para políticas de conservação fundamentadas. Mais recentemente, com o objectivo de divulgar e informar as camadas mais jovens sobre os mamíferos marinhos em geral e a espécie golfinho-roaz em particular, o Projecto Delfim criou o Núcleo de Educação Ambiental. Este núcleo conta com uma equipa de técnicos com formação científica no domínio da Biologia, que tem vindo a realizar sessões pedagógicas e actividades lúdicas complementares em diversas escolas do país, bem como a promover visitas de estudo ao estuário do Sado. O principal objectivo desta iniciativa é dar a conhecer o golfinho-roaz no seu meio natural. As visitas permitem uma observação directa do comportamento destes animais, verificar como vivem, onde habitam e que problemas enfrentam. No decurso de diversas actividades e jogos educativos, transmitem-se conceitos fundamentais sobre a biologia desta espécie, como a morfologia do corpo ou as suas características sensoriais. Também se destacam as ameaças que sofrem os golfinhos, tal como as redes de pesca onde estes animais podem ficar aprisionados, o tráfego marítimo e ainda a poluição. Assim, espera-se que este contacto sensibilize os participantes para os problemas inerentes à conservação da natureza em geral e, em particular, que realce o valor ecológico do estuário do Sado e a importância da população de golfinhos-roazes.

Apesar dos seus escassos recursos o Projecto Delfim tem apoiado, sempre que possível, diversos trabalhos académicos, como teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento. Para além disso, tem mantido a edição de uma publicação periódica – “DELPHIS” – cujos principais objectivos são o contacto com os sócios, a divulgação das actividades em curso e ainda a discussão de diversos temas relacionados com os mamíferos marinhos, tanto a nível nacional como internacional.

Os investigadores do Projecto Delfim têm uma valiosa experiência acumulada na exploração de toda a costa continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Apesar disto, e considerando que o Projecto Delfim nasceu no estuário do Sado onde vivem os golfinhos-roazes, todos os esforços até aqui realizados visam a conservação desta população. Os golfinhos-roazes têm sido objecto de vários estudos por parte dos membros fundadores e outros investigadores e, na continuação de um trabalho iniciado em 1981, têm estado em curso trabalhos de bio-acústica (estudo dos sons emitidos pelos golfinhos), de eco-etologia (estudo dos comportamentos exibidos pelos golfinhos) e de foto-identificação sobre esta população. Os golfinhos de um modo geral são difíceis de distinguir individualmente, por passarem pouco tempo à superfície mas, com treino e com o auxílio de fotografias, é possível reconhecê-los através das diferenças que mostram na barbatana dorsal. Esta técnica de foto-identificação permite não só identificar os vários animais, como também permite o estudo das associações entre os indivíduos num grupo.

Todos estes estudos de longo termo têm permitido obter alguns conhecimentos essenciais sobre esta população e algumas das bases necessárias para a compreensão do complexo modo de vida destes animais.

Voltar