[ Setúbal na Rede] – Projecto Delfim

0
Rate this post

risca_topo-1690684
MAIS UM DIA TRISTE PARA A POPULAÇÃO DE
GOLFINHOS-ROAZES DO ESTUÁRIO DO SADO!

A população dos golfinhos-roazes do estuário do Sado tem vindo a diminuir ao longo dos anos. No início dos anos 80 quando investigadores do Projecto Delfim começaram os seus estudos contabilizaram um total de cerca de 45 a 48 animais como sendo da população do Sado, sendo que hoje o seu número anda entre os 29 e os 31 animais dependendo do número de crias que nasce e que se mantém em cada ano. Este facto torna a população do Sado uma das mais pequenas e ameaçadas populações residentes de golfinho-roaz (espécie Tursiops truncatus) a nível Mundial.

Neste Verão morreu mais um golfinho-roaz da já pequena população residente no estuário do Sado. Foi no dia 7 de Agosto que apareceu morto o golfinho com o nome de SUPER (também conhecido como FÁBULA pela Reserva Natural do Estuário do Sado). Este animal era um macho com cerca de 12/14 anos, era bastante jovem tendo em conta que os golfinhos-roazes podem atingir os cerca de 40 anos. Devido ao avançado estado de decomposição não foi possível apurar a causa de morte do animal, no entanto foram recolhidas algumas amostras para estudos de poluição.

O Projecto Delfim continua empenhado no estudo e conservação desta população residente de golfinhos-roazes, como tem vindo a fazer ao longo dos anos. No entanto, cabe a cada um de nós garantir o equilíbrio ecológico e a preservação de um ecossistema tão único e importante como é o estuário do Sado.

Inês Carvalho.

Voltar