Museus Municipais de Setúbal
Museus Municipais de Setúbal
Ao longo do mês de Setembro de 2004, os Museus continuaram a desenvolver a intervenção arqueológica da Rua de Santa Catarina n.º 18, onde foram descobertas estruturas habitacionais quinhentistas e medievais bem como uma significativa colecção de pesos de rede da época dos Descobrimentos. A salvaguarda da muralha medieval de Setúbal está assegurada e projecta-se a musealização de partes deste edifício, onde se poderão observar marcos arquitectónicos propositadamente salvaguardados para oferecer um novo sítio arqueológico visitável.
Foi também ao longo deste mês que os Serviços Educativos dos Museus voltaram a funcionar plenamente, mercê da abertura (tardia) do ano escolar. No Museu do Trabalho-Michel Giacometti vai-se realizar uma Tarde Intercultural dedicada às Festas de Nossa Senhora de Tróia.
Está patente, até 30 de Outubro, no Museu Sebastião da Gama (Azeitão) a exposição Alentejo: Horizontes, de Manuel Fé Santos, bem como, na Casa de Bocage, também até 30 de Outubro, a exposição Já Bocage não sou!…, de Ana Marques e Pedro Charters d’ Azevedo.
De realçar o concerto de dia 24 de Setembro, nos claustros do Convento de Jesus, denominado Suite Electrónica. Através deste evento, o Convento de Jesus, fechado desde 1992, reabriu as portas para oferecer aos habitantes da cidade o prazer de redescobrir o claustro, iluminado com instalações lumino-técnicas de Luís Guerreiro. A seguir, uma hora e meia de concerto de música electrónica improvisada em fusão com música clássica, de Vítor Joaquim, João Hora e Ulrich Mitzlaff, dando oportunidade ao público de conhecer novos sons produzidos com material de alta tecnologia. O confronto entre o claustro manuelino e a arte contemporânea gerou uma união interessante. Com este espectáculo reafirmou-se, o Convento, como o natural centro de animação cultural da cidade.
No dia 26 de Setembro, pelas 16.00 h. Decorreu uma visita ao Convento de Jesus e Centro Histórico de Setúbal, realizada pelo Museu de Setúbal/Convento de Jesus, no âmbito das celebrações das Jornadas Europeias do Património, com o tema À descoberta do Património Escondido. Arte, Arqueologia, História e Gestão do Património foram os temas focados ao longo desta visita.
A partir de dia 16 de Outubro, na Casa do Corpo Santo, estará aberto ao público a exposição de carácter permanente Instrumentos de ciência náutica – colecção Ireneu Cruz.