Legislativas 2015

0

As entrevistas aos cabeças de lista pelo círculo eleito

NOV
24
1
SINAIS DE ESPERANÇA
As crónica de Alfredo Lopes
Os dados estatísticos do 2º trimestre agora publicados pela análise de conjuntura da FEPICOP – Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas ficaram marcados pela confirmação da inversão dos indicadores que medem a evolução da atividade da construção pelo segundo trimestre consecutivo, dado que só encontra paralelo no ano de 2007. Aguardamos agora…
Ler crónica

OUT
12
0
Empreendedorismo no feminino e empresas vinícolas: uma perspetiva histórica!
As crónica de Luísa Carvalho
Desde tempos remotos que o vinho, seja em termos da sua produção ou consumo era vedado às mulheres. Numa fase inicial na Grécia e no Egito o vinho era consumido apenas por homens. Na Grécia, até ao ano 194 A.C. as mulheres não podiam inclusive servir o vinho. Nas fases seguintes da história, haviam discriminações…
Ler crónica

SET
21
0
Rentrée económico
As crónica de Alfredo Lopes
Escolho para título uma terminologia em voga na política nacional, com as maiores forças políticas a marcar efusivamente o momento pós férias, para o país perceber que as férias acabaram e que os líderes políticos voltaram para a discussão e resolução dos problemas nacionais. Este ano, esta rentrée adquiriu especial importância devido ao período eleitoral,…
Ler crónica

SET
14
0
China – O regresso do Império do Meio
As crónica de Boguslawa Sardinha
Recentemente as notícias vindas da China estremecerem os mercados internacionais. A situação instável vivida naquele mercado asiático conduziu e continua a conduzir a uma grande volatilidade das bolsas internacionais com consequências nos mercados de todo o mundo. Por que motivo o que se passa na China é tão importante que até pode influenciar o preço…
Ler crónica

AGO
10
0
A nova lei dos alvarás
As crónica de Alfredo Lopes
No passado dia 03 de julho entrou em vigor a Lei 41/2005 que estabelece o novo regime aplicável ao exercício da atividade da construção e que trará importantes alterações no funcionamento das empresas do sector da construção. Depois de muitos meses de acesa discussão e sempre apresentada como exigência comunitária, saiu agora com os já…
Ler crónica

JUL
20
0
Os recentes/antigos problemas da Zona Euro
As crónica de Boguslawa Sardinha
Nos últimos 5 anos a zona euro tem enfrentado sucessivas crises protagonizadas principalmente pelos países do Sul. Os problemas de Portugal, Espanha e Itália são bastante parecidos com os problemas da Grécia, até em termos de endividamento. A dívida da Grécia situa-se hoje quase em 160% do PIB; a dívida da Itália já atingiu 141%…
Ler crónica

JUN
22
0
Portugal é hoje mais empreendedor?
As crónica de Luísa Carvalho
Desta vez a minha crónica começa com uma pergunta. O mês passado na entrevista que dei para o programa Contracapa da Económico TV, a jornalista colocou-me esta questão, naquele momento, perante as câmaras, sobre a pressão do estúdio televisivo, pensei rapidamente e respondi com enorme sinceridade que sim, que considero que Portugal está hoje mais…
Ler crónica

MAI
25
0
As muitas faces da pobreza
As crónica de Boguslawa Sardinha
O problema da pobreza no mundo é um problema percebido. Segundo um estudo da BBC de fevereiro 2008, um dos primeiros problemas apontados pelas pessoas quando questionadas sobre os maiores problemas do mundo são a desigualdade e a pobreza. Em Portugal, segundo o mesmo estudo, 80% da população concordava com esta afirmação. O problema da…
Ler crónica

ABR
27
0
Educação para o Empreendedorismo: Contextos que valorizam o empreendedorismo júnior
As crónica de Luísa Carvalho
O empreendedorismo assumiu nos últimos anos em todo o mundo um papel primordial como motor da criação de emprego e de riqueza, o que se ficou a dever em parte às elevadas taxas de desemprego registadas particularmente nos países ocidentais. Neste contexto, a educação para o empreendedorismo é entendida como uma estratégia fundamental para a…
Ler crónica

ABR
21
0
Reabilitação e Regeneração Urbana
As crónica de Alfredo Lopes
A reabilitação urbana tem estado na ordem do dia e saído frequentemente do âmbito da sua gênese, enquanto ramo de intervenção para a conservação do património construído, para aparecer no fórum de discussão politica como resposta à degradação das nossas cidades, edifícios e espaços exteriores e ainda como potencial dinamizador económico. Há muito que a…
Ler crónica

ral de Setúbal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui