Legislativas 2015

0

As entrevistas aos cabeças de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal.

SET
30
0
Crato: o ministro que tudo quis mudar
As crónica de José Carlos Sousa
Vivemos, nestes últimos longos quatro anos, com um ministro da Educação e Ciência que tudo quis alterar, tudo tentou sonegar, e, em nome da racionalização, tudo quis justificar. As escolas perderam quase um quarto do financiamento. É simples: menos professores, menos alunos, menos unidades orgânicas e muitos contratos com o exterior, nomeadamente para a concessão…
Ler crónica

SET
16
0
O que é preciso estar triste para me divertir assim
As crónica de Rosa Duarte
Esta frase não é minha. É de Ricardo Reis, o erudito heterónimo de Fernando Pessoa que é protagonista de uma obra de José Saramago, quando este resolve contar como foi o ano da sua morte. Livros como este são os conhecidos amigos das bibliotecas, das livrarias, das salas de cultura geral… Também das escolas. E…
Ler crónica

SET
09
0
Mare Nostrum
As crónica de Conceição Pereira
O Mare Nostrum, – O Mar Mediterrâneo-, tem sido palco de inúmeras atividades, sejam elas bélicas, sejam selas comerciais. Povos como os Fenícios, Gregos e Romanos, atravessaram as suas águas em busca de novas oportunidades. Nós fomos a saída para o Atlântico. E agora a a Síria. È difícil entender lutas fratricidas, com tantos grupos…
Ler crónica

SET
02
0
Todos de volta à escola
As crónica de José Carlos Sousa
A 1 de Setembro apresentaram-se nas escolas os professores que terão como missão lecionar o próximo ano letivo que agora se inicia. Entre as incertezas de muitos as certezas de alguns que por não se encontrarem colocados, passam este primeiro de Setembro no centro de Emprego apresentando-se como desempregados. A escola está hoje pior do…
Ler crónica

AGO
19
0
O que esperamos uns dos outros?
As crónica de Rosa Duarte
Quem está implicado no intrincado mundo da educação, por alguma razão almeja ajudar o outro numa vertente da sua formação: para a sobrevivência deste perante os desafios do quotidiano, para se tornar mais um parceiro nas responsabilidades socialmente partilhadas, ou outras grandes ou pequenas razões… Mas educar não é uma exclusividade dos mais velhos em…
Ler crónica

AGO
12
0
Viver com e em família
As crónica de Conceição Pereira
Em agosto é sempre verão. Por muitas voltas que o mundo dê, vai-se sempre parar ao bikini ou ao fato de banho. Os raios solares são inevitáveis e de tanta publicidade, anúncios, polémica, raiva, há já pessoas a ingerirem comprimidos de vitamina D por apresentarem insuficiência desta vitamina. O sol é necessário e só faz…
Ler crónica

AGO
05
0
Um governo que nada fez, tudo desfez
As crónica de José Carlos Sousa
Quase sem nos darmos por isso, estamos muito próximos das eleições legislativas. As escolas continuam com as suas tarefas, mais ou menos burocratizadas, de constituir turmas de acordo com matrizes emanadas do Ministério da Educação e Ciência. Quando tudo parece estar controlado, ou pelo menos suficientemente ponderado, eis que, sistematicamente, chegam alterações para a constituição…
Ler crónica

JUL
27
0
Viver com e em família
As crónica de Conceição Pereira
Em agosto é sempre Verão. Por muitas voltas que o Mundo dê, vai-se sempre parar ao bikini ou ao fato-de-banho. Os raios solares são inevitáveis e de tanta publicidade, anúncios, polémica, raiva, há já pessoas a ingerirem comprimidos de vitamina D por apresentarem insuficiência desta vitamina. O Sol é necessário e só faz mal, quando…
Ler crónica

JUL
22
0
O Fado nas Escolas
As crónica de Rosa Duarte
“Projeto Fado nas Escolas”. A ideia consiste em promover atividades pedagógicas e recreativas com Fado itinerante nas escolas do ensino público e privado. Esta ideia não é nova, claro. Tem estado na mente e na boca de alguns amantes do fado, em especial fadistas e músicos. É tempo de lhe dar forma. Não direi que…
Ler crónica

JUL
08
0
Os desencantos da legislatura
As crónica de José Carlos Sousa
Estamos a terminar uma legislatura que fica pautada por grandes prejuízos em termos educacionais e em termos escolares nas nossas escolas. Perderam-se professores nas escolas, não só pela falta de alunos, mas porque as turmas aumentaram. Enfiaram-se 28 alunos no mínimo numa turma em salas que não os comportam. As politicas implementadas conduziram a uma…
Ler crónica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui