Legislativas 2015

0

As entrevistas aos cabeças de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal.

OUT
08
0
Bicho Papão
As crónica de António Loura
Certo dia, uma criança de tenra idade abeirou-se de mim, perguntando se a polícia o iria buscar, caso ele não comesse a sopa. Respondi-lhe que a polícia não vai buscar os meninos pelo facto de estes não comerem a sopa, mas disse-lhe de seguida que os meninos que comem a sopa, crescem de uma forma…
Ler crónica

OUT
01
0
Balanço à legislatura: negativo!
As crónica de José Soares
No fim da legislatura, em regra, são feitos balanços à acção Governativa, sendo o derradeiro balanço feito no dia da votação. Independentemente do resultado das eleições do próximo dia 4 de outubro, não há dúvidas que, no que aos profissionais das forças de segurança diz respeito, este foi o Governo mais contestado de sempre. Tiveram…
Ler crónica

SET
10
0
Condição Policial
As crónica de António Loura
Nas forças de segurança, um dos conceitos que entendemos estar a sofrer um grande desgaste é o da condição policial. Apesar de a ASPP/PSP lutar incessantemente pela valorização desse conceito, tendo em conta que ele deve corresponder áquele que que é cultivado nos países civilizados mais representativos das sociedades modernas e democráticas, onde os polícias…
Ler crónica

SET
07
0
Reconhecer o risco da nossa profissão é reconhecer a nossa dignidade profissional
As crónica de José Soares
Este fim-de-semana (passado), na Quinta do Conde, mais um profissional da GNR perdeu a vida em serviço. Desde já apresento, em meu nome pessoal e em nome da APG/GNR as minhas mais sentidas condolências à sua família, bem como aos familiares do agente da PSP e do seu filho que também faleceram na sequência deste…
Ler crónica

AGO
13
0
Valorizar a Experiência
As crónica de António Loura
Na Polícia de Segurança Pública (PSP), existem dois pólos de formação, o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e a Escola Prática de Polícia (EPP). Atualmente, no instituto são formados os oficiais de polícia e na escola prática os restantes escalões operacionais, agentes e chefes. Estas são as duas vias de acesso à…
Ler crónica

AGO
07
0
Democracia e Segurança
As crónica de José Soares
O conceito de segurança pública, à semelhança de tantos outros, sofreu mudanças profundas na transição do país para a democracia. Poder-se-á dizer mesmo que terá sido aquele que se alterou de forma mais estrutural. Se, por exemplo, no caso da educação ou da saúde, estes princípios deixaram de ser privilégios de alguns para passarem a…
Ler crónica

MAI
15
0
Insegurança – Uma Espécie De Doença Crónica
As crónica de José Soares
As temperaturas altas parecem querer antecipar a época balnear, o que num distrito como Setúbal, com uma extensa costa litoral e relevantes pontos turísticos acarreta, invariavelmente, uma necessidade de adequação da segurança pública às necessidades sazonais da região. É por esta altura que habitualmente me refiro, nesta crónica, às questões relacionadas com a sobrecarga horária…
Ler crónica

ABR
23
0
Profissão de risco e de desgaste rápido
As crónica de António Loura
Procuramos apresentar muito sucintamente os aspectos que consideramos serem pressupostos suficientes para enquadrarem necessariamente a profissão de Polícia, formalmente designado como órgão de polícia criminal, como uma profissão de risco e de desgaste rápido. Os operacionais da PSP, trabalham por turnos, em horários preenchidíssimos, cobrindo as vinte e quatro horas do dia, mantendo um grau…
Ler crónica

ABR
16
0
Novos Corpos Gerentes na APG/GNR
As crónica de José Soares
Foram recentemente empossados os corpos gerentes da Associação dos Profissionais da Guarda – APG/GNR para o triénio 2015/2018. A democracia é o fio condutor desta Associação, o mesmo que fez com que há 24 anos se materializasse, da vontade daqueles que almejavam uma vida melhor e direitos de cidadania. É na perspectiva do sistema democrático…
Ler crónica

MAR
26
0
Preconceito
As crónica de António Loura
Tem de haver uma explicação para o facto de as forças policiais, designadamente a Polícia de Segurança Pública, estar, desde há mais de 20 anos, a lutar por um estatuto de maior dignidade, sem o ter conseguido, apesar de diversos e sucessivos governos. Não tem sido por falta de oportunidade, já que esse estatuto foi…
Ler crónica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui