OUT
16
0
Jovens turistas estudantes conhecem a região de Setúbal
As crónica de Teresa Costa
Os jovens viajam cada vez mais e cada vez mais cedo. E este é também um segmento de mercado importante no turismo. Em férias ou em atividades académicas os jovens deslocam-se por várias cidades europeias. As preferidas são as cidades do Reino Unido, Itália e Espanha, mas cada vez mais, Portugal está entre os destinos…
Ler crónica
SET
18
1
A competitividade do turismo em Portugal
As crónica de Teresa Costa
De acordo com o Global Travel & Tourism Competitiveness Index de 2015, do Fórum Económico Mundial, Portugal ocupa o 15º lugar no ranking mundial. Esta posição no ranking mundial representa uma melhoria no desempenho do turismo nacional relativamente ao ano de 2013, ano em que Portugal ocupava o 20 º lugar. São boas notícias! Estamos…
Ler crónica
AGO
21
0
A complexidade da autenticidade no turismo
As crónica de Teresa Costa
O estudo da autenticidade em turismo é complexo e pode referir-se a vários objetos de estudo. Pode-se estudar a autenticidade no que concerne: a) ao modelo de interação entre os turistas, residentes locais e intermediários turísticos, procurando-se compreender de que forma a cultura e as tradições locais são aprendidas e consumidas pelo turista, e, de…
Ler crónica
JUL
24
0
O ecossistema empreendedor para o turismo rural na região de Setúbal
As crónica de Teresa Costa
É possível encontrar na literatura várias propostas referentes ao ecossistema empreendedor (Neck et al, 2004; West e Bamford, 2005; Cohen, 2006; Isenberg, 2009; Autio et al, 2014). Alguns modelos apresentam elementos mais específicos (Neck et al, 2004; West e Bamford, 2005; Cohen, 2006), outros elementos mais holísticos (Isenberg, 2009; Autio et al, 2014). Os modelos…
Ler crónica
JUN
26
0
Empreendedorismo, cooperação e competitividade – a importância do cluster turístico para o desenvolvimento regional
As crónica de Teresa Costa
A Grã-Bretanha foi pioneira ao reconhecer a importância das pequenas empresas e o seu impacto no crescimento económico (Filion, 1999). Esta relevância continua atual e, em Portugal, estas empresas são geradoras de novos empregos e manifestam indubitável pertinência social. Também no setor do turismo estas empresas mantêm este papel relevante. As micro e pequenas empresas…
Ler crónica
JUN
05
0
Desafios e caminhos para o turismo de natureza
As crónica de Teresa Costa
O turismo de natureza consiste num produto turístico estratégico que proporciona vivência de experiências de grande valor simbólico, que envolve interação e usufruto da natureza. Estas experiências podem ser de natureza soft ou hard. As primeiras referem-se à prática de atividades ao ar livre de baixa intensidade, nomeadamente, passeios, percursos pedestres, observação da fauna. As…
Ler crónica
MAI
04
1
Capital social, turismo rural e desenvolvimento regional
As crónica de Teresa Costa
O capital social refere-se à capacidade e habilidade dos indivíduos desenvolverem relacionamentos quer através das redes formais, quer das redes informais que promovem confiança, comunicação, participação e uma dimensão cultural. Vários estudos provam que estes relacionamentos influenciam muito positivamente o desenvolvimento económico, ativam a atividade empreendedora e o crescimento económico, geram emprego e promovem a…
Ler crónica
ABR
17
0
Turismo, os números e as perspectivas
As crónica de João Madeira
Na anterior crónica tive a oportunidade de aqui partilhar os resultados, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, do Turismo em 2014, aquele que foi o melhor ano turístico de sempre com mais de 46 milhões de dormidas, representando um crescimento de 11% face ao ano anterior. Para este resultados contribuíram o aumento de quase 3…
Ler crónica
ABR
03
3
Turismo Rural – a importância das redes de inovação colaborativas
As crónica de Teresa Costa
De acordo com a PIVETUR (Associação Portuguesa de Turismo Rural) o turismo rural consiste numa indústria do turismo localizada em áreas rurais e com uma envolvente natural, desenvolvida por empresas familiares de pequena escala. De acordo com esta associação, a taxa de inovação na indústria do turismo rural é muito baixa comparativamente com outras indústrias…
Ler crónica
MAR
06
0
Gastronomia e Vinhos: um produto Estratégico para o desenvolvimento turístico da região se Setúbal
As crónica de Teresa Costa
De acordo com o Observatório do Turismo de Lisboa, a Região de Turismo de Lisboa (RTL) registou 11,5 milhões de dormidas e 4,8 milhões de hóspedes. O grande desafio que se coloca na região de Lisboa passará pelo reconhecimento da sua diversidade ao nível da oferta e na capacidade de complementaridade das diversas regiões integrantes.…
Ler crónica