Como assim? Sempre ouvimos dizer que remédio é ruim, tem gosto amargo! Agora pesquisadores e profissionais da saúde nos apresentam um “remédio” que não é nem um pouco difícil de digerir.
É a cerveja!! A cerveja emagrece e previne doenças!!!
São os ingredientes da cerveja que estão fazendo o milagre de prevenir doenças como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos, Alzheimer, gripe, e até emagrece. Tudo isso aliado à um sabor agradável!!
É ou não é uma notícia sensacional?
Os ingredientes da cerveja e seus benefícios
A cerveja é uma bebida elaborada à base de uma fonte de amido como o malte de cevada, água, lúpulo e uma levedura para produzir a fermentação.
O malte
O malte é o obtido através da transformação do grão, que pode ser de trigo, aveia, arroz, milho e cevada. O processo para se modificar a estrutura do grão é chamado de maltagem. Consiste na umidificação dos grãos até o ponto de começar a germinação, e produzir enzimas que, por sua vez, aumentam a velocidade da reação química, quebrando o amido e as proteínas.
A composição do malte, a atuação das enzimas e os processos de secagem e de torrefação determinam a cor, o sabor, o aroma, o corpo e a quantidade de espuma da cerveja.
Devido à suas características químicas, o malte da cerveja, principalmente o de cevada, atua no organismo como:
Regulador da pressão arterial – devido ao alto teor de potássio e sódio que agem no relaxamento dos vasos sanguíneos;
Prevenção ao diabetes – por causa da concentração de magnésio que além de estimular a produção de insulina pelo pâncreas, também ajuda a manter a saúde dos músculos;
Prevenção à anemia – devido a presença do ácido fólico que atua na formação e proliferação dos glóbulos vermelhos;
Melhora na atividade do sistema nervoso – pelo fato da existência de vitaminas do complexo B que estimulam o funcionamento do sistema nervoso;
Prevenção da osteoporose – por causa da concentração de potássio, que atua no fortalecimento de ossos e dentes.
A água
É o principal componente da cerveja, devendo ser inodora, insípida e incolor e livre de microrganismos. Representa 90% da composição da cerveja e suas características como a pureza e a dureza, determinam o paladar da cerveja. O grau de pureza garante que a água não contenha substâncias nocivas como o nitrato e metais pesados. Nela também é definida o teor dos sais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, bicarbonato, nitrato, sulfato, e minerais contidos na água.
Os benefícios da água para o corpo humano são muitos:
- Elimina toxinas do organismo, deixando a pele saudável e eliminando celulite;
- Acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer e manter o equilíbrio do organismo;
- Hidrata o organismo, evitando o ressecamento da pele, cabelos e unhas;
- Mantém o equilíbrio da temperatura corporal.
O lúpulo
É uma planta trepadeira, cujas flores em formato de cone, apresentam um gosto amargo, devido a ação da lupulina, que retém grande quantidade de resinas e óleos essenciais. O lúpulo é o componente que adicionará à cerveja propriedades bactericidas, aroma e sabor.
Como benefícios para a saúde, o lúpulo atua como:
- Calmante, reduzindo a ansiedade;
- Relaxante muscular;
- Antisséptico;
- Diurético, limpando o sangue;
- Laxante.
A levedura da cerveja
É um tipo de fungo unicelular, utilizado para fermentar cerveja. Possui quantidade elevada de proteínas, aminoácidos essenciais e é rica em vitaminas do complexo B, principalmente B1, B2, B3 – niacina, B5, e B6 – ácido fólico.
Dentre os benefícios para a saúde, considera-se:
- Estimula o sistema imunológico, com associação à melhoria da função cerebral e memória, pois a levedura da cerveja é uma fonte de ácidos nucléicos.
- Mantém a saúde do cabelo, unhas e pele, devido à ação das vitaminas do complexo B.
- Aumenta a tolerância à glicose, sendo indicado para diabéticos.
- Atua como suplemento alimentar, devido à presença de minerais como magnésio, potássio, ferro, selênio, fósforo e crômio.
- Trata resfriados e constipações.
- Auxilia no processo de emagrecimento e perda de peso.
Estes quatro ingredientes, malte, água, lúpulo e levedura, quando misturados, carregam todas as características individuais para formar um só produto: a cerveja.
Além de saborosa, ainda evita o ganho de peso, previne o diabetes, melhora o índice do bom colesterol, previne doenças cardiovasculares e pedras nos rins.
Portanto, está comprovado que a cerveja emagrece e previne doenças!!! O hábito moderado de tomar cerveja, na quantia de uma caneca por dia, aliado à uma dieta saudável e prática de exercícios físicos, emagrece e previne doenças.
Aproveite com moderação!!