CONECTARTE – CRÍTICA E OPINIÃO

0
Rate this post

logosetubalnarede-8082232

topo7-4761094


Esta semana vamos falar de literatura… Lobo Antunes…

Falar de literatura e autores portugueses é pensar obrigatoriamente em António Lobo Antunes. Após ter ganho o Prémio de Romance e Novela da Sociedade Portuguesa de Autores, com a sua “Exortação aos Crocodilos”, tem já pronto um novo livro. “Não entres tão depressa nessa noite escura” vai ser lançado no próximo Outono.

A “Exortação aos crocodilos” é um livro marcadamente António Lobo Antunes.

Desde as imagens (re)criadas da vida quotidiana e dos próprios contra-sensos ocultos pela sociedade até aos pequenos detalhes que são vividos por cada um de nós constantemente, mas que nunca nos damos conta, são redescobertos neste livro.

Também é importante referir a própria prosa, que este autor nos tem habituado: contar várias histórias em simultâneo estando todas elas ligadas a um fio condutor.

“(…)

Se me perguntam e não há dia em que não me perguntem porque casei com ela respondo que aprendi à minha custa desde criança que aquilo que um homem necessita na vida é uma criada ou uma governanta em condições estrábica ou coxa não me rala mas em condições infelizmente para o meu pai a minha mãe nun

a colocar o livro das assinaturas e a bandeja para os cartões de condolências na entrada, a afugentar as moscas com o leque, a receber as pessoas, a acompanhá-las à porta, a despedir-se delas, a perfumar a sala, a iluminar o tanque do jardim  onde os peixes avançavam como facas

– Se me perguntam e não há dia em que não me perguntem a maquilhar-me com o seu próprio estojo de maneira a não se perceber que morri afogada, eu que decidi afogar-me, desembarcar no Guincho e caminhar mar fora quando há três semanas as tonturas começaram, acordava de manhã com uma fraqueza estranha feita de ausência de ossos, nem sequer precisei de uma análise na farmácia (…)”

Achamos que este excerto é um bom exemplo da riqueza deste livro.

Antunes, António Lobo, EXORTAÇÃO AOS CROCODILOS. Publicações Dom Quixote, 1999.

Saramago…


E, entretanto para os amantes  de José Saramago aconselhamos “O Conto da Ilha Desconhecida”.
Poder-se-ia classificar este livro como um conto infantil para adultos; porque, de facto trata-se de uma história pequenina sobre a magia dos sonhos. É um livro que nos leva a “navegar” para além do real, de uma forma simplista e conseguida.

Aqui fica o registo com este pequeno excerto:

“(…)

O capitão veio, leu o cartão, mirou o homem de alto a baixo, e fez a pergunta que o rei se tinha esquecido de fazer, Sabes navegar, tens carta de navegação, ao que o homem respondeu, Aprenderei no mar. O capitão disse, Não to aconselharia, capitão sou eu, e não me atrevo com qualquer barco; Dá-me então um com que possa atrever-me eu, não, um desses não, dá-me antes um barco que eu respeite e que possa respeitar-me a mim, Essa linguagem é de marinheiro, mas tu não és marinheiro, Se tenho a linguagem é como se fosse. O capitão tornou a ler o cartão do rei, depois perguntou, Poderás dizer-me para que queres o barco, Para ir à procura da ilha desconhecida, Já não há ilhas desconhecidas, O mesmo me disse o rei, O que ele sabe de ilhas aprendeu comigo, É estranho que tu, sendo homem do mar, me digas isso, que já não há ilhas desconhecidas, homem de terra sou eu, e não ignoro que todas as ilhas, mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcarmos nelas (…)”

Saramago, José, O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA. Editorial Caminho, Lisboa, 1999.

WWW

… e dar a conhecer quatro sites, que valem a pena dar-se uma espreitadela:

O site “todos os livros”, tem mesmo todos os livros que se destacam presentemente. Tem como  a particularidade falar dos livros e dos seus escritores, de dar notícias e de ter críticas por pessoas internas. Este site não é uma livraria virtual, mas sim um espaço que divulga literatura.

http://www.todososlivros.pt

O site “vulgata” é uma livraria virtual. Aqui destacamos os livros de estudo sobre África, não pelos que estão actualmente em montra, mas porque temos esperança que outros sejam divulgados. Para além deste tema, ainda há outros de interesse geral.

http://www.vulgata.com/

O site “in-libris” tem a particularidade de se autodenominar, entre outras coisas, de alfarrabista. Portanto, qualquer livro antigo que queira adquirir, poder-se-á dirigir a este site.

http://www.in-libris.pt/

Por último, divulgamos um site que vende livros, discos e vídeos, ou seja temos um três em um.

http://www.letras_sons.com/