|
![]() |
Esta semana fomos até à “Casa de Bocage”, ver a exposição de aguarela e pintura “Percursos”, de Edite Isabel.
De uma simplicidade académica, a pintura de Edite Isabel transmite-nos imagens de um passado remoto, em que as actividades, os objectos e os quotidianos mais tradicionais, são o motor de toda a exposição. A simplicidade dos temas e o “não-urbanismo” são características marcantes.Queremos destacar dois quadros “Barcos na Praia” e “Na Soleira da Porta”.
“A pintura de Edite Isabel procura os registos das paisagens afectivamente familiares à memória da artista, assim como apontamentos do viver simples da pessoas que se integram, pelo trabalho, nesses lugares.
Em composições espraiadas, servidas por cores puras e leves e subtis pinceladas, Edite envolve as figuras numa grande serenidade alheio ao conflito e ao infurtúnio.
As oferecem-se, assim, como janelas de evasão do mundo agressivo e hostil grandes valores de simplicidade e ingenuidade de existência quotidiana.”
Fernando António Baptista Pereira
Julho de 2000
Este texto foi retirado do prospecto da exposição “Percursos” estará na Casa de Bocage (Galeria Municipal de Artes Visuais) até 9 de Setembro de 2000.
A “Casa de Bocage” resume-se, praticamente a duas salas: a Galeria Municipal de Artes Visuais e a sala onde está patente uma exposição (permanente???) sobre Bocage.
Há uns anos atrás a “Casa de Bocage” era uma casa, onde havia um quarto, uma sala, etc; presentemente temos acesso a uma sala que contém os seguintes elementos: um painel com um poema de Bocage, uns manuscritos de livros do autor, retratos de Bocage e retratos de Setúbal do século passado.
Não pretendemos, de forma alguma, fazer qualquer tipo de crítica gratuita; apenas fazer o reparo que Bocage é o símbolo da nossa cidade e que, em paralelo com Luísa Todi, levou o seu nome para fora das “fronteiras regionais”. No mínimo mereciam um pouco mais de consideração, nem que fosse pelo reconhecimento do seu talento.
Contudo, a exposição consegue funcionar como aperitivo; depois, cabe a cada um de nós “procurar” o prato principal…
A “Casa de Bocage” situa-se na Rua Edmond Bartissol, nº 12 e encontra-se aberta de Segunda a Sexta-feira das 9.00h ao 12.00h e das 14.00 às 17.30h e aos Sábados das 15.00 h às 20.00 h (excepto feriados).