CONECTARTE – DIVULGAÇÃO

0
Rate this post

logosetubalnarede-6014413

topo8-2227237


Quer sugerir-nos um nome para divulgar? Utilize o formulário na secção “Concursos” para o fazer e enviar material ilustrativo.


Universidade Popular de Setúbal 
Bento de Jesus Caraça

Alguns dados para ampliar o conhecimento desta “Escola” da Vida aberta a todos.

Esta  Universidade Popular surge em Setúbal em 1981 como  herança histórica e cultural de Bento de Jesus Caraça, homem de grande cultura e ligado à luta antifascista desde jovem. 

Bento de Jesus Caraça foi professor catedrático de Matemática no Instituto Superior de Ciências  Económicas e Financeiras  em Lisboa  até ao ano de 1946 data em que foi demitido por razões de ordem política. Colaborador permanente na fundação de Associações científicas e de investigação ligadas à Matemática foi também precursor da Universidade Popular Portuguesa e seu director durante anos consecutivos. 

Numa sessão da Universidade Popular Portuguesa realizada em 21 de Novembro de 1929 e hoje publicada podemos saber que  Caraça situava os objectivos e a orientação da universidade popular num quadro de grandes injustiças sociais em que se tornava imperioso elevar o nível cultural dos trabalhadores e dos oprimidos. 

Nesse contexto afirmava que a Universidade Popular deveria tudo fazer para ” o desenvolvimento e a propagação da Cultura”, Cultura que adjectivava de “revolucionária” , 

“no sentido de que ela deve tender a  dar a cada homem a consciência integral da sua própria dignidade, o conhecimento completo de todos os seus direitos e deveres… o reconhecimento a cada um do direito ao completo e amplo desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, morais e materiais” e ainda, ” no sentido em que a Cultura deve tender ao desenvolvimento do espírito de solidariedade…”

astronomia20i-4352282  

Este  foi o espírito da Universidade Popular de Setúbal, criada por escritura pública em 1981, cujo impulsionador foi, nunca é demais reconhecer,  Egas Sales, então vereador do PCP na Câmara Municipal de Setúbal. É este espírito que consta nos seus estatutos e que esta Direcção procura dinamizar, desenvolver e adequar à realidade socio-política actual.

Por isto mesmo as actividades desenvolvidas,  as conferências, as exposições temáticas, as  visitas e passeios, os ciclos de debates e até a assumpção pública de certos posicionamentos estão inseridos na preocupação fundamental de 

reflectir em conjunto problemas do ambiente, da cidadania, da saúde, elevar o conhecimento sobre a natureza do ecosistema onde vivemos, da nossa terra,  realçar com exposições temáticas o valor e a criatividade de muitos cidadãos, associados da UPS, que encontram neste espaço cultural motivos e razões de alegria, de convívio e confraternização, de solidariedade efectiva, indispensáveis ao gosto pelo saber. 

instrumentos20ii-2461851 

Vivendo nós numa cidade e num concelho onde não há debate nem sobre o presente nem sobre o futuro de Setúbal, onde grassa o desemprego e muitas actividades mais tradicionais encerram, num concelho com potencialidades humanas e naturais invejáveis e muitas vezes desaproveitadas, tem sido apanágio da actual Direcção  encontrar as formas de participação dos sócios e dos setubalenses para aprofundar a ligação da UPS à vida, à Cultura, a uma Cultura radicada  em valores da participação, da acção colectiva, do respeito pela individualidade de cada um. 

instrumentos-6833626

Para além do Ciclo sobre a Sociedade de Informação com vários debates, do Ciclo sobre Bento de Jesus Caraça – homem de Ciência, com uma grande exposição sobre instrumentos científicos e vários debates, realizámos neste ano um Forum Pensar a Saúde na Adolescência, iniciámos o Ciclo Pensar Setúbal, com debates sobre o Sado, a Arrábida, a zona portuária, o urbanismo e o desenvolvimento urbano e social e promovemos um Convívio de Pintores no Convento da Arrábida, no seguimento da nossa postura de valorizar o património e tudo fazer para impedir a instalação da co-incineração na Sécil, empresa sediada no Parque Natural da Arrábida, fonte de vida da nossa região e considerada reserva natural  mundial.

Até ao fim do ano  temos programada a continuação do Ciclo Pensar Setúbal, abordando questões sociais, nomeadamente  a pobreza, a exclusão social, o desemprego, a segurança, a habitação, em datas de Outubro a Dezembro.

 

No  âmbito do Ano Mundial da Matemática vamos organizar um Seminário em Novembro sobre essa temática destinada a alunos, pais e professores, com o objectivo de contribuirmos para, na senda de B.J.C., dar uma dimensão optimista à Matemática, tirar a carga negativa que muitos de nós lhe associa e aprender a tirar mais e melhor partido para o quotidiano de cada um.

 Regina Marques, Vice – Presidente da Direcção da UPS

 Setúbal, 29/9/2000

Contactos : Telefone 91 8123238 ou
                                                 [email protected] 


                                                                                           

Sede Provisória
PLURICOOP, Av. António Sérgio, 2910 Setúbal

 

Quer sugerir-nos um nome para divulgar? Utilize o formulário na secção “Concursos” para o fazer e enviar material ilustrativo.