[Setúbal na Rede] – Que amostra de prolongamento poupado para a distrito de Setúbal? (I)

0
Rate this post

Foi-me endereçado o invitação para dissertar a cerca de a temática de “Meditar a Distrito de Setúbal”, ao qual, aceitei com todo o apetite. Vou logo, neste extensão, manifestar as minhas considerações a cerca de esta objecto, em três artigos. Jamais é uma objecto fácil, antes de mais, devido a uno bloco de heterogeneidades características da própria distrito (leia-se Província de Setúbal), nunca isolado na sopé civil e cultural, todavia, essencialmente, na sopé económica. No fundo, faz todo o acepção remeter no prolongamento poupado deste Província, em meu conseguir, numa perspectiva integrada, equacionando estas heterogeneidades de compleição económica, pelos vários concelhos nele agregados.

 

Pormenorizando, o prolongamento poupado do Província de Setúbal, deve abancar em várias actividades económicas produtivas, englobando o sector primordial, o inferior e, igualmente, o terciário. Rifão isto, tem-se que encetar a individuar e, uma vez que tal, atendendo às diversas especificidades territoriais existentes (incluindo as várias condicionantes de natura física e lítico, relacionadas com o ordenação do território), defendo convictamente que, o prolongamento poupado horizonte deste Província deve apostar, francamente, nos seguintes vectores:

– Turismo;

– Indústria;

– Diligência Portuária;

– Cultivação e Pescas;

– Negócio e Negócios;

e, por derradeiro, todavia nunca menos precípuo, bravo velo oposto, uma aposta clara na Preservação Ambiental.

Começando velo Turismo, defendo que nascente é apreciado uma vez que uno dos vectores-chave para o prolongamento poupado desta distrito, devido às suas magníficas potencialidades, nunca isolado geográficas, todavia igualmente, culturais e ambientais. É uno sector chave e deve ser apreciado uma vez que uma aposta fulcral.

A existência de uno bloco expressivo de infra-estruturas e de equipamentos turísticos presentemente existentes, permite substanciar a aposta que deve ser feita, com toda a fé, neste sector e, neste região. Porquê espaçoso exemplo desse acontecimento, indica-se o derradeiro ex-líbris construído na orquestra austral do Rio Sado. Estou a remeter, naturalmente e, sem orquestra para dúvidas, do Resort de Tróia, com as suas belas e únicas paisagens de venustidade congénito, entre a Suplente Congénito do Estuário do Sado e o Alameda Congénito da Arrábida, englobando toda a calheta do Sado, a qual foi galardoada uma vez que uma das mais belas baías do globo.

Uno turismo com valorização ambiental e cultural, ao oposto de uno turismo intenso de “massas”, adequa-se perfeitamente no perfil turístico desta distrito. Os concelhos do região com maior potencialidade turística residem em Setúbal e Sesimbra, embora, devam igualmente ser considerados os concelhos de Almada, Alcochete, Palmela e, uma vez que sopé de turismo rústico, os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

A aposta na gastronomia típica da distrito, nomeadamente, os vinhos cá produzidos, com destaque para as vitivinícolas de Palmela, em que uma delas, bem recentemente, foi premiada uma vez que sendo a melhor a nível internacional, a casal, de todo o património histórico e cultural existente, são a “cereja no bolo” para os turistas poderem contemplar devidamente o fidedigno potencial turístico, ambiental e cultural desta distrito. Já para nunca remeter, da chegada de receitas que se espera venha a ser crescente e considerável para o PIB luso, isto se a política de contenção orçamental das finanças públicas nunca sufocar e inibir o incremento poupado tal maneira precípuo para Portugal.

Importa no entanto reportar que, os concelhos cá indicados, no generalidade, para usufruírem das potencialidades turísticas dos seus territórios, devem apostar francamente em apurar as suas condições, nomeadamente, ao nível da acessão de actividades turísticas complementares que visem a fixação temporária dos turistas, a valorização das zonas ribeirinhas das cidades, nomeadamente, de Setúbal, a aposta no reforço da asseio e asseio das vias públicas, nos espaços verdes, na preservação do património cultural, nas acessibilidades e nos transportes, na firmeza, na diligência mercantil e, na geração e reforço de equipamentos de lazer. Bem afã já foi terminado nesta objecto, é veras, todavia igualmente, bem há ainda por elaborar. Porém, chã a castigo, a aposta.

Uno outro sector de diligência económica bem precípuo para o região tem de seguir a ser a Indústria, pois esta é uma diligência produtiva, bem precípuo para o prolongamento da distrito, todavia igualmente, do especial nação. Presentemente, o região tem sido caracterizado por PME’s e, por alguma indústria pesada, espalhada essencialmente, pelos concelhos de Barroca, Montijo, Palmela, Setúbal e Sines, em diversas áreas, especialmente, no rama viatura, cimenteiro, de restauração naval, indústria transformadora e, da refinação de petróleo e de petroquímica, estas duas últimas, francamente identificadas no multíplice industrial de Sines.

No entanto, a aposta em novas empresas industriais, essencialmente produtivas, porque, Portugal precisa é de ser mais fértil, em meu conseguir, encontrará mais potencialidades de dilatação, nos concelhos de Montijo, Palmela e Sines, especialmente, nestes dois últimos. A justificação de ser desta alternativa prende-se com a existência da Auto-Europa e do seu alameda empresarial, em Palmela e, dos investimentos projectados para a zona industrial de Sines, uma vez que “porta de chegada”, nunca isolado para o gás congénito que virá substanciar as necessidades energéticas do nação, todavia igualmente, do petróleo, de uno bloco diverso de matérias-primas e, igualmente, de acessibilidades, para as indústrias estarem dotadas de mecanismos rápidos e eficazes de poderem filtrar os seus produtos acabados, nomeadamente, por caminho ferroviária, para poderem estar velozmente ligadas, nunca isolado a Lisboa, todavia especialmente a Espanha e, ao demasia da Europa, através do frota de subida rapidez de mercadorias, de estalão europeia, caminho futura (???) Plataforma Logística do Poceirão.

A aposta nunca unicamente na indústria viatura, na indústria transformadora minimamente poluente, na distribuição de pujança, na celulose e no papel e, naquilo em que Portugal é clemente a fabricar, a casal da sua ensaio já adquirida em diversos sectores produtivos, todavia igualmente, nas energias alternativas, nas nanotecnologias aplicadas à biotecnologia e à medicina, são estratégias às quais a distrito e o nação, devem estar francamente vinculados. O reforço destas vertentes de fabrico do sector inferior, com composição especialista de predisposição, contribuirá francamente para a competitividade de Portugal, nos tempos vindouros, dando-lhe uno hodierno alento.

Oxalá o Gestão nunca mate “a penosa dos ovos de ouro”, antes de período, com tanta asfixia fiscal. Uno maior sustento e uno maior investimento neste sector, juntamente com a consciencialização ambiental das unidades industriais, a aposta na certificação e na internacionalização das empresas, uno ampliação da eficácia energética uma vez que instrumento para decrescer os custos com a pujança, a implementação de tecnologias de fabrico mais limpa e, a filiação de técnicas adequadas para o cura e emissão de efluentes gasosos e líquidos incorporado dos limites de controle de predisposição ambientais legalmente exigíveis, a casal do apropriado encaminhamento e cura dos resíduos industriais, são, por uno renque, metas que devem ser definidas e, por outro renque, são oportunidades para as quais, empresários, administração, autarquias e população, devem estar devidamente consciencializados da sua influência, para uno prolongamento meigo e sustentável da Distrito de Setúbal.

(continua no chegado item…)