[Setúbal na Rede] – Que estratégia de propagação para Setúbal? – 2

0
Rate this post

No pretérito mês de Dezembro, teve sítio o segundo discussão público remendado lã deslocação de cidadãos ”Ponderar Setúbal” (M.P.S.), talhado à população e às forças vivas do concelho, no qual estiveram presentes largas dezenas de populares, num discussão que se revelou bastante participado.

 

Nascente bloco de debates visam ocasionar a altercação de ideias a cerca de o horizonte propagação de Setúbal, de maneira a fundar uma estratégia de propagação para o concelho, envolvendo activamente os cidadãos, num mecanismo de cidadania participativa.

Nascente segundo discussão intitulou-se “O Porto de Setúbal porquê vector de propagação poupado da distrito” e contou com as presenças dos seguintes oradores:

– Dr. Vítor Caldeirinha;

– Dr.ª Beatriz Mendes;

– Eng.º Caldeira Lucas – todos com larga experimento técnico em administrações portuárias, nomeadamente, na APSS.

Do mencionado discussão, destacam-se as seguintes conclusões, as quais, subscrevo na íntegra:

1.     A diligência portuária em Setúbal tem desenvolvido a singular regularidade bastante considerável e sustentável, nomeadamente, no que concerne ao tráfico de contentores, graças a uma administração meticulosa e articulada entre todos os agentes intervenientes.

2.     O impacto do Porto de Setúbal é bem expressivo na distrito, porquê fomentador do propagação poupado e do aplicação, que tem todas as condições para ser potenciado, quando escoltado de singular propagação poupado empresarial, que aposte na exportação.

3.     O deslocação ferroviário de mercadorias com união ao Porto de Setúbal, representa agora, tapume de 30% do deslocação totalidade com o hinterland, contribuindo para a sustentabilidade dos transportes.

4.     O terminal de contentores é respeitado porquê o ex-libris da movimentação portuária e, tem todas as condições para elevar, em complemento com o Porto de Sines, ao oposto do Porto de Lisboa.

5.     A diligência portuária tem de ser patível com os restantes vectores de propagação poupado do concelho, nomeadamente, o Turismo e a preservação ambiental do rio Sado e das áreas protegidas circundantes (RNES e PNA).

6.     A distrito de Setúbal precisa bem de competitividade, de exportações e, por conseguinte, de compor aplicação, com singular rijo investimento empresarial, nomeadamente, de natura privada, que traga prestígio estendido ao concelho e, ao região.

7.     Poderá ter fortes potencialidades para Setúbal em apoiar embarcações de cruzeiros, com infra-estrutura a erigir para o efeito se e quando, houver busca suficiente para que muitos turistas visitem a cidade do Sado e se, Setúbal for englobada na Agregação de Turismo de Lisboa. Até ali, a construção de singular terminal desta natura nunca fará interpretação na cidade, devendo utilizar-se os cais existentes.

8.     A construção da fortuito Plataforma Logística do Poceirão, para expedição do tráfico de mercadorias para o hinterland de Madrid, por estrada ferroviária, é considerada uma infra-estrutura indispensável para o propagação poupado da distrito, em fala com o Porto de Setúbal.

9.     A Província tem de abandonar de estar de dorso voltadas para o Porto e, sem perda de ser apetente uma redefinição dos limites geográficos da sua mediação, deixando de intervir em áreas totalmente desfasadas das competências portuárias, a Gestão Portuária deve ocasionar, em bloco com as restantes entidades públicas oficiais competentes, singular articulado ordenação territorial da zona ribeirinha e, do interno da cidade.

10.     O “divórcio” entre o Porto de Setúbal e a Reunião Municipal tem de finalizar definitivamente, a apoiado da cidade e da distrito, pois o conversação de surdos que se tem aninhado a começar de há bem período, entre ambos os organismos públicos, nunca tem sido em zero profícuo para a urbe e para as populações. O lavor estratégico e de ordenação em bloco é fortemente apetente e principal para a prossecução do apoiado público, sem perda das competências jurisdicionais e territoriais de cada uma das instituições.