Bruno é uma moçoilo negra, fruto de pais cabo-verdeanos que vieram para Portugal há duas décadas. Tem 13 anos e frequenta o 6º ano de uma colégio básica em Setúbal. Não tinha observado uno computador e bem menos trabalhado com ele. Hoje corresponde-se por correio electrónico com jovens brasileiros graças a uno plano que visa a construção de histórias interactivas que decorre por baixo de a obrigação de dois professores da colégio e faz parcela dos seus serviços escritos utilizando o processador de teor.
Dina tem 15 anos e frequenta o 10 º ano de Humanidades de uma colégio secundária no Barroca. Filha de uno engenheiro e de uma professora, tem computador em mansão a partir de a primária e mantém com ele uma rol de intimidade, jogando, desenhando e escrevendo poemas que é uno dos seus hobbies. No ano pretérito, a sua professora de Matemática deu-lhe a saber uno programa de Geometria Dinâmica com o qual desenvolveu algumas actividades de solução de problemas nas aulas, que contribuíram para sublimar a sua ilustração da disciplina.
Marca é uno juvenil que continuamente detestou a colégio. A dispêndio concluiu a primária e hoje, com 12 anos, frequenta o 5º ano de escolaridade numa colégio básica de Setúbal. Tem negativas na maioria das disciplinas e acredita pouco nas suas capacidades. Graças a uno plano iniciado por uno quadrilha de professores, inscreveu-se porquê académico monitor no Núcleo de Recursos da sua colégio e hoje presta arrimo aos seus colegas, auxiliando-os quando estes elaboram os seus serviços em computador.
Computadores na colégio, para quê?
Para o Bruno, a colégio deu-lhe a ocasião de aproximação a uma utensílio básico no diário da agremiação de notícia. A iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia de apoiar uno computador multimédia com junção à Internet em cada colégio, constituiu uno passada na introdução da colégio ao orbe, com a geração de páginas de apresentação e contagem da ‘bibiografia da colégio’ e permitindo o prolongamento de projectos de intercâmbio entre comunidades distantes, em pessoal as lusófonas.
A Dina que optou pelas Humanidades para ‘partir’ à Matemática, jamais tinha tido ocasião de testemunhar a geometria interactiva. Embora já tivesse uno contacto a partir de moçoilo com vários programas de computador, jamais se tinha apercebido que oriente, para à excepção de constituir uma utensílio para constituição de serviços, pode simbolizar uma mais relevância na visualização de conceitos abstractos e na intuição de propriedades de figuras geométricas que somente com o pintura e o giz se tornam maçudos e de árduo conformidade.
Marca é nesta narrativa o procurador de uma camada de jovens que passam ‘obrigados’ pela nossa colégio obrigatória. Desmotivados e com uma fraca auto-estima, aguardam em cada ano pela fraternidade dos professores e do ordem de apreciação para transitarem ao ano seguinte. No entanto, a sua co-responsabilização num plano em que simultaneamente aprendem mais a cerca de os computadores e a Internet e por outro fileira desenvolvem uma cargo com préstimo civil (arrimo aos colegas, mesmo aos apoiado sucedidos no desempenho escolar) valoriza o seu lida e a si próprios, traz-lhes uma significativa melhoria da sua auto-imagem e atribui uno acepção à sua bibiografia na colégio.
Único recente papel para os professores
Em todas estas histórias existe uno risca ordinário: o quadrilha de professores voluntários que perceberam o potencial desta utensílio que é o computador, para pungir os processos de descoberto, desenvolver a autarquia e auxiliar a informação e o prolongamento de projectos colaborativos.
Existem alguns traços característicos destes profissionais que fazem uma ‘leitura’ oportunidade da colégio porquê uno área pedagógico onde decorrem aulas e diferentes actividades culturais que dão corpo àquilo que se considera o currículo escolar. São normalmente professores com uma boa composição científica e pedagógica, com alguns conhecimentos de informática, com uno basta proporção de empatia com os alunos, abertos a ideias novas e com uma disponibilidade para a inovação em delicadeza. Mais do que em conteúdos, acreditam no prolongamento de competências porquê ‘saberes em gesto’ ou saberes que se usam na solução de problemas e situações diversas. Reconhecem e valorizam nos programas das disciplinas diferentes objectivos que irrito a partir de os conhecimentos, às capacidades, atitudes e valores.
Constituem normalmente uno quadrilha activo que pretende dinamizar a colégio, ‘facultar bibiografia’ aos diferentes espaços pedagógicos existentes (Bibliotecas, Mediatecas, Centros de Recursos, Clubes disciplinares e interdisciplinares, etc.), procurando integrar nessa dinâmica mais colegas e alunos.
Leste quadrilha tem desenvolvido de feição moderada, como o ordem de apropriação das TIC de guisa a torná-las uno ferramenta valorizador das práticas pedagógicas é, ele mesmo, uno ordem brando com diferentes graus de consecução. Maioritariamente formados ainda numa colégio de pintura e giz, os professores têm crescido nos últimos anos uno empenho de actualização ao nível das tecnologias de notícia e informação (TIC), integrando-se em projectos nacionais porquê o Plano MINERVA ou o Programa Nónio – Cem XXI e em programas de composição nesta superfície que têm vindo a ser desenvolvidos por Centros de Composição, Universidades e Escolas Superiores de Atenção.
Contudo esta composição nunca pode ser entendida porquê uma reciclagem ou mais uma técnica. Mais do que saber a tecnologia, importa equacionar o que elaborar com ela, nomeadamente porquê a regressar uno elemento inato e enriquecedor do diário escolar. E isso acontece preferencialmente em processos de composição que decorrem das necessidades das escolas e agrupamentos, têm em operação a sua área técnica e pedagógica e permitem uma meditação a cerca de as práticas profissionais.
Narrar com os pais
Muitos pais com a propósito de ‘darem o melhor’ aos seus filhos, oferecem-lhes CD-ROMs que facilitam a estágio da tabuada ou que visam a amanho dos alunos para os testes, integrando ‘baterias’ de perguntas, às quais associam imagens atractivas e som, pensando assim entender a cortesia dos jovens. Tentam com isso inverter a inclinação para que eles nunca percam todo o seu período a jogar em vanguarda ao computador. Contudo estarão os pais em condições de determinar os diferentes aspectos pedagógicos que estão presentes numa objecto de software, seja ele uno jogo ou uno programa apotegma educativo ?
Sobranceiro percorrermos os corredores de uno amplo hipermercado para observarmos as centenas de produtos (ou capas?) deste sujeito que nos oferecem para todos os gostos e idades. No entanto, muitas vezes por trás deste software visualmente atractivo, esconde-se uma amplo necessidade de ideias, encarando as crianças porquê uma ‘máquina de respostas’ ou porquê uno reservatório a espertar com bons grafismos.
Seymour Papert, orientador e pesquisador americano no MIT, descreve-nos de feição modelo no seu cartapácio The Connected Family[1], a preço dos pais desenvolverem uma consciência apreciação a cerca de o software educativo, que o mesmo é manifestar a cerca de o que deve ser a estágio. O responsável chama-nos a cortesia para a preço de desenvolver aquilo que designa porquê uma lavradio familiar de estágio, tentando testemunhar o computador porquê uno ferramenta de repartição de interesses comuns e de projectos em bloco e nunca porquê uno ‘adversário’, factor de afastamento do juvenil e de desmembração familiar.
O porvir para as tecnologias na delicadeza
O Bruno, a Dina e o Marca, por préstimo seu, contudo igualmente pela iniciativa dos professores que criaram no diário atribulado de problemas da colégio pública condições para tal, constituem alguns exemplos de ‘boas-práticas’ que precisam ser divulgadas. Tenhamos consciência que estamos a conversar de episódios esporádicos que nunca constituem lei nas escolas. Velo ainda encurtado algarismo de computadores existentes, contudo igualmente pela ausência de uma composição contínua de professores integrada nas práticas quotidianas, apoiada e reconhecida.
Jamais cumeeira armar as escolas com computadores, ligá-los em rede e guarnecer aproximação à Internet. É decisiva a disponibilização de recursos humanos com composição técnica na superfície das TIC para arrimo e manutenção das redes, contudo igualmente de equipas interdisciplinares que constituam uno espeque ‘no mundano’ apto de facultar perenidade aos cursos e oficinas de composição, apoiando os professores nas primeiras ‘experiências’ nos computadores com os seus alunos, promovendo uma meditação constante a cerca de as práticas e as utilizações adequadas das TIC, numa perspectiva de prolongamento curricular.
Às instituições públicas de composição de professores compete contrariar a oriente duelo com uma constante actualização curricular dos cursos de composição principiante, tendo em operação os novos desenvolvimentos das TIC e a ‘construção’ negociada com as escolas básicas e secundárias de programas de composição contínua e projectos nesta superfície.
A difusão de exemplos de boas práticas de utilização das TIC nas escolas, a casal da artefacto de materiais curriculares de arrimo à utilização das TIC em diferentes disciplinas, devem constituir uma obsessão medial destas instituições.
Contudo isolado teremos mais Brunos, Dinas e Marcos, assim porquê isolado faremos ascender o quadrilha dos profissionais com funções de animação e dinamização nesta superfície, se a pesquisa escoltar o ordem de espalhamento das TIC nas escolas. É ela, em última estudo que marcará as linhas através dos quais a composição de recursos humanos progredirá. Uma pesquisa na gesto, centrada em equipas que integrem os professores dos diferentes níveis de instrução.
[1] Com uma interpretação (A Linhagem em Rede) recentemente editada pela Editora Relógio d’Chuva