Comer “equilibrado” não é difícil, mas também não é simples, você precisa conhecer as características nutricionais dos alimentos, sua ingestão calórica e regular tudo com a energia diária necessária para todos.
Para quem não tem tempo de calcular as calorias que deve consumir para manter a forma e avaliar os nutrientes presentes nos alimentos ou preparações, preparamos programas (aplicativos também disponíveis na Apple Store e Google Play) que você só precisa seguir para comer bem e aumentar sua própria cultura sobre isso.
É Calorie & Menu que dispensa 8 menus semanais personalizados
35 refeições cada menu, 5 por dia, incluindo pequenos-almoços, lanches, almoços, lanches e jantares, e enriquecidos com saborosas receitas da gastronomia italiana.
Além disso, para verificar o quanto o estilo de vida está causando ou não uma aceleração do envelhecimento, podemos fazer o teste do programa Guia Anti-Idade que com apenas 10 questões permite entender se estamos ou não no caminho certo, indicando o alimentos para um ano inteiro com maior poder oxidante e protetor presentes na natureza em todas as estações e como podem ser preparados para obter pratos saborosos e saudáveis.
Manter massa magra eficiente
Nossos músculos são compostos principalmente de proteínas que por sua vez são compostas de aminoácidos, que são considerados os blocos de construção através dos quais as fibras musculares são construídas.
- Entre os aminoácidos existem 9 essenciais porque o nosso organismo não é capaz de os sintetizar e só podem ser obtidos através de alimentos, nomeadamente de origem animal.
- Se as fontes alimentares de aminoácidos não são adequadas, o corpo os obtém das reservas depositadas nos músculos, esgotando assim a massa muscular.
- Além disso, a atividade muscular desgasta as estruturas proteicas, principalmente quando os músculos são submetidos a uma tensão intensa.
Frequência e porções de alimentos
Para não reduzir a função muscular, é necessária uma reserva completa de aminoácidos capazes de “reparar” constantemente as estruturas proteicas danificadas, em particular 3 dos 9 aminoácidos essenciais chamados ramificados são importantes: isoleucina, leucina e valina que são captados diretamente pelos músculos e também podem ser usados como energia pronta.
Portanto, é muito importante satisfazer suas necessidades de proteína, sem, no entanto, exceder.
- A dieta balanceada prevê que cerca de 15-20% da energia introduzida diariamente seja proveniente de proteínas em quantidade proporcional ao peso corporal e intensidade da atividade física.
- No caso de atividade física de baixa ou média intensidade (40 minutos de caminhada 3 vezes por semana e uma vida dinâmica) a necessidade proteica é de 0,8 g de proteína por kg de peso corporal.
As necessidades do corpo humano em qualquer idade podem ser supridas por uma alimentação variada e correta que fornece todos os nutrientes necessários em equilíbrio. Essas diretrizes prevêem uma frequência semanal de consumo de certos alimentos que fornecem aminoácidos, incluindo os essenciais.