Devemos orar para que haja uma mente sã em um corpo são
A importância do equilíbrio entre a saúde mental e física e o resgate da atenção à união entre corpo e mente, que as filosofias orientais também ensinam, é um tema que vem sendo proposto em nossa sociedade há algum tempo, como contraponto a uma ideia de Cultura ocidental que parece ter esquecido a interação entre os vários componentes do indivíduo.
Assim, nos últimos anos, difundiu-se uma maior sensibilidade ao equilíbrio e à união entre mente e corpo, aspirando a um conceito mais amplo de bem-estar pessoal, que envolve todos os aspectos (materiais e outros) do indivíduo.
As medidas de distanciamento necessárias para conter a COVID, a limitação das deslocações e a “sociabilidade informal”, o encerramento de escolas, atividades culturais e recintos desportivos interromperam as rotinas e hábitos que marcavam e regulavam as nossas vidas, com enormes consequências psicológicas, físicas e de desenvolvimento.
De acordo com o Istituto Superiore della Sanità, de fato, a demanda por intervenções psicossociais aumentará significativamente nos próximos meses e anos: ansiedade, distúrbios do sono e outras doenças ameaçam a saúde de muitas pessoas, de todas as idades e origens sociais (com prevalência dos mais desfavorecidos socio-economicamente).
A parada do esporte
O fechamento de academias, piscinas e centros esportivos levou a maioria das pessoas a não encontrar alternativas reais; muitos tendem a ser menos ativos fisicamente e passam muito mais tempo no computador, resultando em ganho de peso, nutrição menos equilibrada e padrões de sono-vigília alterados.
- O esporte também tem um valor importante como regulador do humor, ansiedade e estresse.
- O esporte sempre foi reconhecido como tendo um papel fundamental na educação, socialização, transformação e desenvolvimento social, o que favorece a integração entre as pessoas e a melhoria das condições de grupos da população em risco.
- Especialmente para os jovens, o esporte é uma oportunidade de relacionamento, mas também de aprendizado sobre limites, trabalho em equipe, cooperação, respeito e resolução de conflitos.
A intermitência da escola
Ir à escola é uma fonte de aprendizagem muito importante para crianças e jovens
As rotinas, o ritual de se arrumar e ir à escola, o sistema de regras e a estruturação física do ambiente são elementos necessários para aprender a respeitar horários, entregas , comportamentos e formas de se relacionar. Por meio deles, a escola também ensina a se organizar, a se tornar autônoma, a amadurecer como adulto e responsável.
Do ponto de vista relacional, a ausência de contacto real, a impossibilidade de viver a dimensão física e emocional natural provoca um empobrecimento emocional e psicológico importante, sobretudo nas fases de desenvolvimento em que a relação com o grupo de pares constitui uma experiência fundamental para o construção do eu e da identidade.
A permanência prolongada em casa, o uso muito mais frequente de computadores e videogames aumentam a incidência de transtornos de adaptação e, segundo alguns estudos, 30% das crianças apresentam irritabilidade, ansiedade e outros sintomas típicos do transtorno de estresse pós-traumático .