Assim, novos stakeholders estão surgindo, digamos em um nível mais “institucional”, oficial, formal: as empresas, como empregadoras, estão de fato – finalmente – começando a reconhecer a importância da nutrição e a colocar seus princípios em prática para permitir que seus funcionários trabalhem da melhor maneira possível e obtenham os melhores resultados.
Na Itália, um exemplo dessa tendência recente é a WHP Network of Bergamo, uma rede de empresas que implementou uma série de iniciativas para promover a saúde dos trabalhadores no local de trabalho.
Mas muito antes da economia, foi o mundo do desporto – talvez por estar mais naturalmente ligado à questão da saúde – que se aliou à nutrição, para obter benefícios concretos em termos de rendimento e rendimento.
A abordagem da alimentação varia de acordo com as diferentes especialidades praticadas
Alguns atletas profissionais conseguiram combinar uma dieta vegetariana ou vegana com excelentes resultados no esporte: entre eles Carl Lewis, o famoso velocista e corredor de longa distância americano, ganhou o apelido de “o filho do vento”, além de 10 Medalhas olímpicas. Talvez menos conhecido, mas muito atual e muito interessante, o exemplo do ítalo-americano Frank Medrano, especialista em musculação (calistenia).
Os atletas de esportes físicos, no entanto, estarão em busca da solução ideal para alcançar o melhor desempenho físico. Por outro lado, existem outras atividades, como estudo, música e certos tipos de esportes que se envolvem de maneiras diferentes e exigem, por exemplo, mais clareza, resistência ou concentração em nível mental.
Estudos têm demonstrado que enxadristas e músicos ativam e/ou coordenam diferentes áreas cerebrais em ambos os hemisférios. Gary Kasparov, o famoso jogador de xadrez, começou a considerar e melhorar sua dieta ao longo dos anos; hoje, porém, para os jovens profissionais de diversos setores, o cuidado nutricional é considerado de forma consciente e desde o início como parte fundamental de uma preparação mais ampla visando obter os melhores resultados.
Embora, sobretudo nas horas vagas, a dieta de alguns jogadores profissionais de poker seja centrada na carne e nos grelhados, muitos dos seus colegas da nova geração, como Daniel Negreanu ou Katerina Malasidou, são adeptos de uma dieta vegetariana ou vegan.
Informação do produto
Muitas pessoas com sobrepeso ou obesidade passam por dietas restritivas, mas após a perda de peso inicial, recuperam o peso dolorosamente perdido em pouco tempo. Quais são as razões? O livro, escrito em linguagem cativante e discursiva, propõe um verdadeiro programa para recuperar o peso ideal, vitalidade, saúde e bem-estar de forma duradoura.
Os 12 capítulos que a compõem tocam, em seu conjunto, todas as peças do complexo quebra-cabeça da perda de peso: antes de tudo, a atitude mental, os hábitos que levam a refugiar-se na alimentação, o valor que se atribui à aptidão física , medos e crenças arraigados que o obrigam a pensar “gordo”, a relação entre alimentação, fisiologia e emoções, a importância de uma maior autoestima na promoção da magreza.
Amplo espaço é dedicado à motivação, ferramentas e estratégias para aprimorá-la: os exercícios propostos ao leitor são muito interessantes, que favorecem a …