Há quem redescobriu o corpo e o bem-estar obtido a partir de uma rotina capaz de incluir qualquer tipo de atividade física.
O sofá de casa, por exemplo, se usado com os devidos cuidados e uma pitada de originalidade, pode ser transformado em uma ferramenta de ginástica multifuncional, ou duas garrafas de água em pesos, acessíveis a todos.
A capacidade de resolução de problemas pessoais, ou seja, a capacidade de encontrar a melhor resposta possível para uma determinada situação crítica, geralmente nova, desempenha um papel importante na forma de lidar com a vida.
Precisamos cultivar o desejo de fazer e nos envolver
O ponto é ser capaz de encontrar o impulso motivacional adequado para cada um de nós, ser capaz de definir uma meta e alcançá-la. Não é necessário praticar desporto a nível competitivo ou dedicar muitas horas todos os dias da nossa vida a um treino exaustivo, para nos sentirmos bem, aliás, para nos sentirmos melhor, é preciso muito pouco.
Seja uma boa caminhada ao ar livre, uma corrida ou um programa de treinamento com peso corporal baixado do YouTube, o importante é que ele permita que você desligue a cabeça das preocupações e esforços que enfrenta todos os dias (estresse diário, pequenos esforços diários ) e recarregue a ficha, regenerando o corpo e a mente.
Perder seu desejo, motivação e foco pode ser fácil, mas quando o pensamento por trás de seu objetivo, como levar um estilo de vida mais saudável ou dedicar tempo a ele, é forte e altamente desejado, não será difícil. energia e obter grande satisfação.
O que a princípio pode parecer uma “tarefa” pode depois se transformar em prazer e estilo de vida, treinar e esculpir um espaço e um momento para você, pode se tornar algo que você nunca mais vai querer desistir, tente acreditar!
Quando for mais difícil, quando as condições ao seu redor não forem as ideais, procure a melhor solução para você.
Por acaso li recentemente uma citação anônima, que diz assim: “você é seu único limite”. É uma frase curta e concisa que destaca a centralidade da pessoa na tomada de decisão; não é produtivo buscar desculpas para justificar o que não queremos fazer.
Encontrar o tempo, o momento ou simplesmente o espaço
Se já começamos com a ideia de que as circunstâncias externas sempre e em qualquer caso nos impedirão de realizar uma tarefa, será muito fácil perder a motivação suficiente para “ativar” desde o início.
Concluo com outra citação, que diz: “a subida é difícil, mas quando se chega ao topo a vista é fantástica” para sublinhar que não há resultados sem esforço prévio, mas que quando chegam sabem retribuir todas as despesas de esforço e muito mais.
Dra. Silvia Leocata, graduanda em Psicologia Clínica
A Área de Bem-Estar do Pólo de Psicologia nasceu como um espaço para promover atividades e iniciativas que visem a melhoria do bem-estar psicofísico da pessoa, potenciando os seus recursos e elevando a sua capacidade de atuação nos acontecimentos da vida.