A relação mente-corpo

0
Rate this post

Corpo saudável mente saudável: por que corpo e mente estão intimamente e inextricavelmente ligados?

O termo “mens sana in corpore sano” é usado para identificar a estreita relação entre o bem-estar físico e mental. Estudos mostram que as crianças que praticam esportes têm mais desempenho na escola, enquanto para os adultos o exercício está associado a uma maior longevidade.

Ela remonta ao século 1 dC. e faz parte da única obra do poeta latino Juvenal que chegou até nós.”Orandum est ut sit mens sana in corpore sano” significa “Devemos rezar para que haja uma mente sã em um corpo são”.

Embora o significado original seja um pouco diferente do atual

Hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos fornece o significado de saúde, entendida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença”.

Por exemplo, estudos mostraram como é possível reduzir a ansiedade graças ao esporte e, portanto, à consequente liberação de endorfinas.Vou abordar o tema mostrando outros exemplos, para te ajudar a entender que sentir-se bem é mais simples do que parece.

Aqui estão os pontos que iremos abordar:

1 A relação mente-corpo
2 Atividade física, em todas as idades
3 Como ser capaz de se sentir bem
4 Conclusões

Quando Juvenal pronunciou a expressão “mens sana corpore sano”, ele quis dizer que os homens não deveriam pedir aos deuses riqueza e fama, mas orar por sanidade e saúde do corpo.Hoje também herdado por muitas associações esportivas, tornou-se um “slogan” para lembrar que manter o corpo em forma também ajuda na saúde do cérebro.

Mente e corpo são dois mundos em constante influência recíproca

Muitas vezes, alguns distúrbios ou doenças psicossomáticas surgem em resposta a situações de desconforto ou estresse, resultantes de emoções negativas que mantêm o corpo em constante tensão.

Hipertensão arterial, asma brônquica, úlcera gastroduodenal e eczema são apenas algumas doenças psicossomáticas; a estes junta-se uma longa lista de distúrbios psicossomáticos como náuseas, vómitos, cãibras musculares.

mente-e-corpo-sao-dois-mundos-em-constante-influencia-reciprocaVocê já pensou que refluxo gastroesofágico, dor de cabeça ou ácido estomacal podem resultar de estresse excessivo?

Nosso corpo reprime tudo o que sentimos e a certa altura joga tudo para fora, como uma válvula de escape: humores negativos, às vezes até reprimidos, tornam-se sintomas, doenças físicas, degenerando em verdadeiras patologias.

Assim como esta ligação tem um valor diagnóstico e negativo, também é verdade que tem um valor terapêutico e positivo.

Com base no que foi dito até agora:

  • um estado emocional negativo pode ser a origem de uma doença física.
    Mas, da mesma forma, o início de um estado emocional positivo pode levar à cura.
  • Basta pensar nos casos marcantes de recuperações de doenças, definidas como incuráveis ​​pelos médicos.
  • Atividade física, em todas as idades
  • Diz-se que a atividade física e o esporte são essenciais para se manter saudável. Nada mais verdadeiro.

A atividade física é necessária porque produz efeitos benéficos diretamente no corpo, mas também na mente.

Pessoas que praticam atividade física adequada são menos propensas a crises de depressão e ansiedade, demonstram melhor eficiência mental, descansam melhor e têm maior autoestima.

  • Em suma, praticar exercício físico pode ser considerado um verdadeiro elixir da vida.
  • Em todas as idades.

Nas crianças promove o desenvolvimento físico e ajuda a socializar; por isso, as horas de atividade física na escola desde cedo são importantes. Além disso, as crianças que praticam esportes, que são mais ativas e realizam mais atividades, também são melhores na escola. O corpo e a mente crescem e amadurecem juntos: a falta de atividade física retarda o desenvolvimento mental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui