A positividade corporal é um movimento que se concentra em amar seu corpo como ele é. Celulite, manchas, mais ou não, IMC alto ou baixo, com ou sem deficiência: os corpos são diferentes, mas não existe corpo feio.
Esse movimento visa desconstruir uma imagem irrealista e discriminatória do corpo e dos padrões de beleza.
Alguns estudos mostram que a imagem que cada um tem do próprio corpo ou dos outros tem pouco a ver com saúde, e muito a ver com aparência física. Quando uma pessoa não se enquadra perfeitamente nos padrões culturais de beleza, ela pode ter baixa autoestima e cair em depressão – e isso sem que seu corpo tenha problemas de saúde.
A predisposição genética para ser mais magro ou mais robusto não implica que um indivíduo seja mais ou menos saudável.
- O movimento de positividade corporal tem recebido muitas críticas nos últimos anos. Seus detratores acreditam que, à parte as boas intenções, o movimento está muito focado na imagem corporal.
- O movimento de neutralidade corporal, por exemplo, pergunta por que absolutamente devemos amar nossos corpos e por que nos definimos e somos definidos com base na aparência física.
- O objetivo é sentir-se em paz com o seu corpo (sem descuidar da saúde) e definir-se através da nossa personalidade, e não através do aspecto físico.
Uma mulher sorri porque tem uma imagem corporal positiva
conclusão
Não importa se você ama seu corpo ou se é neutro em relação a ele. Uma coisa é certa: o número que aparece quando você sobe na balança, sua aparência física, sua dieta e seus hábitos esportivos não são os únicos indicadores de sua saúde e condicionamento físico. A chave é ter uma abordagem holística da saúde – isto é, cuidar da sua saúde física e mental. Esta é a chave para uma vida longa e feliz.
Nosso conselho:
Integre a atividade física à sua rotina diária com estes 4 treinos para fazer em casa.
Faça um favor à sua mente: mantenha um diário de atenção plena.
Encha sua despensa com esses alimentos saudáveis.
Por último, mas não menos importante, cuide de você e do seu corpo – não o que os outros pensam.
Pés saudáveis, corpo saudável “Healthy Feet Healthy Body” de Carsten Stark é um bom livro. Começa nas nossas raízes e é escrito com paixão e inspiração, não só tem mapas de reflexologia, mas também ideias para usar no dia a dia. Com muitos autotestes para avaliar a saúde dos pés
- por Elisa Cappelli
- Pés saudáveis, corpo saudável
Fuße gut, alles gut, “Pés sãos, corpo são” é o título do belo livro de Carsten Stark, traduzido para o italiano por Laura Bortot e publicado na Itália pela Edizioni Il Punto d’Incontro.
A dedicatória é para seu irmão “que teve que desistir de uma carreira mundial como saltador em altura por causas médicas não identificadas”.
O livro é baseado principalmente em experiências concretas, anedotas práticas, conselhos práticos; não é mais um livro teórico sobre como o pé acolhe todos os pontos reflexos do corpo. Não é o enésimo manual de difícil aplicação prática.
O autor nos últimos dez anos trabalhou como podólogo e desenvolveu sua própria abordagem a partir dos casos vistos, tratados, abordados, e traz uma mensagem importante, a da possibilidade de se reerguer, real e metaforicamente, levantando-se em seus membros. , com suas próprias artes, talentos, paixões: “Levante-se, encontre seu passo e seu caminho. Acredite, pés e pegadas não mentem” escreve o autor com entusiasmo e verdade.
Os pés, a base (da saúde) do corpo
Este belo livro trata de temas “quentes”, do hálux valgo ao calçado e leva todos os conselhos que são dados nesse sentido, inclusive o grande mercado de palmilhas, trazendo de volta à realidade concreta para a qual infelizmente na presença de doenças crônicas há uma tendência, porém, de não olhar para os pés, alongando um processo de cicatrização que deve começar pela sola.