Renovar para não morrer

0
Rate this post

Assim, é fácil entender como cada um se salva, transformando-se de consumidor passivo em consumidor ativo, capaz de escolher o alimento mais adequado para garantir o bom funcionamento e o bem-estar psicofísico.

Nesta visão, o peso corporal – embora importante – é apenas o último elo da cadeia. O número que aparece na escala é a resultante da massa gorda, massa muscular magra, água corporal (intracelular e extracelular) e massa óssea. Para perder peso, você precisa diminuir a massa gorda. A massa muscular magra, em qualquer idade e independentemente do sexo, deve ser quantitativamente maior que a massa gorda.

O peso é o resultado da massa gorda, massa magra, água corporal e massa óssea

Mas, como mencionado, nem tudo é uma questão de peso: acima de tudo, precisamos conhecer a relação entre músculo e gordura. Uma pessoa pode ter o peso corporal certo, mas ser metabolicamente obesa e ter doenças devido à obesidade devido ao excesso de adipócitos hipertróficos (células do tecido adiposo, com aumento de volume devido ao excesso de triglicerídeos acumulados dentro delas), produtores de proteínas inflamatórias .

  • A sarcopenia (perda muscular) combinada com a ingestão diária excessiva de alimentos gera obesidade, estado inflamatório crônico, doenças relacionadas à obesidade: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, aterosclerose, dislipidemias com níveis elevados de triglicerídeos e colesterol no sangue, síndrome metabólica .
  • O excesso de gordura, localizado no nível subcutâneo abdominal (circunferência umbilical) e no interior da cavidade abdominal, a “gordura visceral”, é um fator de risco patológico e degenerativo.

Além da quantidade de gordura corporal, a topografia corporal é realmente relevante para a saúde. A gordura abdominal (visceral e subcutânea) é a mais perigosa para a saúde, eficiência metabólica e longevidade, em comparação com a gordura subcutânea dos quadris e membros inferiores.

O tecido adiposo branco abdominal é capaz de secretar proteínas inflamatórias (citocinas). É um órgão endócrino, ou seja, secreta hormônios responsáveis ​​por patologias que afetam todo o organismo.

A topografia gorda e o peso corporal afetam a qualidade de vida

A gestão do peso, a localização da massa adiposa são escolhas pessoais que têm valor primordial para o bem-estar psicofísico, não devendo ser encerradas apenas num quadro estético.

  1. “Perder peso é” apenas “reduzir a massa gorda, sem afetar a massa muscular magra e a água corporal, principalmente a intracelular.
  2. Saber apenas o peso corporal já não é suficiente para a saúde e longevidade, é necessário conhecer a composição corporal, em particular a localização da massa gorda.”
  3. Conhecer seu corpo também significa estar ciente dos eventos biológicos extraordinários que ocorrem dentro dele e saber como facilitá-los através de uma nutrição adequada.

a-topografia-gorda-e-o-peso-corporal-afetam-a-qualidade-de-vidaPor exemplo, cerca de 70 bilhões de células morrem dentro de nossos órgãos corporais todos os dias. As células mortas em vários órgãos são substituídas por novas células através da proliferação celular chamada mitose.

Mas a mitose celular de um órgão não é suficiente para manter sua estrutura e eficiência: para garantir a boa existência do nosso corpo ao longo dos anos, intervêm as células-tronco, ou seja, as células-mãe de outras células, produzidas na medula óssea para chegar ao coração, fígado, músculo, gordura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui