Se a integridade e a funcionalidade da medula óssea estiverem comprometidas, as células-tronco não são mais produzidas. O resultado? Os órgãos do corpo não se renovam, inicia-se um processo de senescência e nosso organismo perde inexoravelmente sua vitalidade, envelhecendo rapidamente.
Um excesso de gordura corporal gera um estado de lipotoxicidade (excesso de ácidos graxos saturados) na medula óssea que reduz o espaço biológico das células-tronco e, portanto, sua disponibilidade para todo o organismo.
Para limitar a lipotoxicidade, é necessário reduzir os ácidos gordos saturados derivados sobretudo de alimentos de origem animal e/ou de um excesso diário de hidratos de carbono (que no fígado podem ser transformados em ácidos gordos saturados). Valores elevados de colesterol LDL são um indicador da possível presença de lipotoxicidade sistêmica.
Ter fígado gorduroso é um sinal de lipotoxicidade.
Diante de tudo isso, fica claro, portanto, que reduzir a dieta a um cálculo de calorias diárias é, além de trivial, sem qualquer base científica. Os alimentos que ingerimos, assim como o oxigênio que inalamos, são capazes de renovar nosso corpo todos os dias, para mantê-lo vivo e funcionando bem pelo maior tempo possível.
- E para que isso aconteça, é fundamental voltarmos a uma reapropriação da responsabilidade pelo nosso estado de saúde através, como aponta o Dr. Rossi, de uma abordagem preventiva, “ecológica” do conhecimento e do respeito ao nosso “lar” anatômico e ao que comer. .
- «A saúde é uma felicidade consciente: o prazer de viver num corpo vital e saudável, em qualquer idade. Todos os dias, com a nossa alimentação e estilo de vida, criamos as melhores condições para envelhecer bem.
E você não come apenas para perder peso
Dr. Pier Luigi Rossi, médico, é especialista em Ciência dos Alimentos, Higiene e Medicina Preventiva, professor do Mestrado em Nutrição e Educação para a Saúde da Universidade de Bolonha, professor do Mestrado em Dietética e Nutrição da Universidade Católica de Roma, Professor do Mestrado em Nutrição Molecular em Medicina Estética da Universidade de Sassari.
Professor (a.c.) em Ciência de Alimentos na Universidade de Siena-Arezzo de 1995 a 2009.
Perito do Conselho Superior de Saúde de 2003 a 2006 e Diretor Médico (Primário) ASL-Arezzo de 1990 a 2009. Ele concebeu o método molecular de consciência comer e é autor de livros e pesquisas científicas.
De 1990 até hoje, ele foi convidado da RAI nas transmissões “Più sani più belli”, “Linea Verde”, “Uno morning”, Domenica IN “,” Geo & Geo “,” Preste atenção “,” One green morning “,” Medicina 33 ″, TG1. Para a Aboca Edizioni publicou “Das calorias às moléculas” (2014) e “Conheça o seu corpo, escolha a sua comida” (2016).