A passagem tem várias mensagens, o estado do sistema de saúde na Sérvia, a sociedade de hoje em que a forma domina sobre o ser. Bože zdravlja, Bože zdravlja, Bože zdravlja “(É uma grande sorte que o sistema nervoso autônomo exista Eu não tenho que verificar minha frequência cardíaca Meu coração bate, meu coração bate sozinho Deus me dê saúde) …
No momento em que um indivíduo é deixado sozinho para cuidar de si mesmo, ele encontra alívio por haver pelo menos algo pelo qual ele não é responsável, que ele não tem que controlar. A sociedade moderna baseia-se na transferência de confiança. E hoje, muitas vezes, essa transferência e essa confiança estão em questão.
Então, no que me diz respeito
Existe uma conexão entre a dupla mensagem em sua música “Umetnica mora / može biti zdrava” (O artista deve / pode ser saudável) e a conhecida performance de Marina Abramović que repete “Arte / Artista deve ser bonito”?
Seu trabalho, ao qual me refiro conscientemente, tem servido como subtexto para enfatizar a pressão que existe sobre a questão da manutenção de um corpo saudável, e eu poderia dizer ainda jovem…
O artista deve ser saudável, também porque somos deixado sozinho para nós mesmos.
- O “dever” refere-se, portanto, à pressão que existe para fazer algo para se manter saudável, uma espécie de repressão, eu diria.
- O “pode”, em vez disso, refere-se ao senso comum.
- A saúde é representada como um valor de vida e exige enormes gastos.
Falamos de saúde como algo que está completamente sob nosso controle, só se fizermos ou comprarmos isso, seguimos uma nova tendência, ouvimos esses conselhos … A suposição de que “devemos ser saudáveis” nos pressiona e assusta nós; por outro lado, é possível chegar a uma atitude de senso comum em que a saúde esteja de alguma forma sob nosso controle e para que, consequentemente, a doença e, em última instância, a morte sejam aceitas com menos medo.
Em outra passagem você diz “O kako da me prate Da o meni brinu Umetnica je nevidljiva” (Como eles me seguem O artista é invisível para cuidar de mim) e então você admite que você mesmo não tem seguro de saúde (Nemam knjižicu )?
É verdade?
O seguro de saúde na música é uma metáfora para a insegurança, para se sentir desprotegido e indefeso. Minha história pessoal não é tão importante, embora seja verdade que não tenho cartão de saúde, pois o sistema de saúde sérvio não oferece assistência médica gratuita aos artistas.
Então somos invisíveis e me pergunto quem vai cuidar de mim.
A saúde tem hoje um valor muito elevado e a mensagem de que saúde é igual a juventude também é transmitida de forma bizarra. Por um lado, ficamos perplexos com uma montanha de coisas comprovadas e infundadas que prometem saúde.
Ao segui-los, entramos no vasto campo do consumo e pagamos do próprio bolso, pois o suporte do sistema nacional de saúde é escasso e os cuidados de saúde estão se tornando cada vez mais inacessíveis e caros. Mesmo com seguro saúde, estamos, portanto, em uma situação em que temos que pagar muito mais vezes do que não fazer qualquer tipo de exame. E nem todos podem pagar.
Não traduziremos o texto e cantaremos em sérvio sem legendas, pois infelizmente não são permitidas; Espero que consigamos manter a atenção do público que ouvirá a peça pela primeira vez naquela noite. Não sei o que esperar, em princípio não penso nisso e faço o que sinto, não importa como será recebido.