O extraordinário mosteiro no Monte da Tentação, onde o diabo tentou Jesus

0

O mosteiro ortodoxo grego foi construído no Monte Temptation no século IV. Foi aqui que se disse que Jesus foi tentado pelo diabo depois de um jejum de quarenta dias, tal como descrito pelos evangelistas.

O Monte da Tentação, que ignora o Deserto Judeu, é, segundo a tradição, onde o diabo tentou Jesus durante um jejum de quarenta dias. Foi aqui que o mosteiro ortodoxo grego da tentação de Jesus foi construído numa parede de rocha íngreme.

Mosteiro na Montanha da Tentação de Jesus

Como lemos nas Escrituras, nos Evangelhos de Mateus (4,1-11), Lucas (4,1-13) e Marcos (1,12-13), o Espírito Santo conduziu Jesus para o deserto onde foi tentado pelo diabo. Depois de quarenta dias e noites de jejum, o tentador veio ter com Jesus e desafiou-o três vezes – para transformar uma pedra em pão, para se atirar do telhado do templo, e finalmente para tomar “todos os reinos do mundo” em confirmação de que ele era verdadeiramente o Filho de Deus.

O pico de aproximadamente 365 metros de altura é também conhecido como Monte Quarantania, ou em árabe, Jabal al-Qarantal. O nome vem da palavra latina quarantena que significa quarentena, em memória do número de dias em que Jesus jejuou no deserto.

Monges e eremitas têm vivido nas cavernas do Monte da Tentação desde os primeiros dias do Cristianismo. Em 340, no local das ruínas do palácio Hasmonean, o monge St Chariton fundou o primeiro mosteiro no Monte da Tentação – Laura de Douka. O mosteiro, que consistia em formações de cavernas naturais adaptadas em celas e capelas, foi destruído durante a invasão persa em 614. Durante a Idade Média, o mosteiro foi visitado por numerosos monges e eremitas que aqui vinham para jejuar no deserto à maneira de Jesus.

Visitando o Mosteiro do Monte da Tentação

  • O Mosteiro da Montanha da Tentação, na sua forma actual, foi reconstruído no século XIX pelo Patriarcado Católico Grego. No território do mosteiro existem escadas que conduzem à mesma pedra, na qual – segundo a tradição – Jesus foi tentado pelo diabo. A pedra faz parte da Capela da Tentação.

O Monte da Tentação, que tem vista para o Vale do Jordão, o Mar Morto e as montanhas de Moab e Gilead, está localizado perto de Jericó, na Cisjordânia. O cume pode ser alcançado em cerca de 30 minutos através de um caminho íngreme que conduz através do mosteiro. Desde os anos 90, os visitantes da Terra Santa têm conseguido subir a montanha de Jericó em teleférico. Localizada na parte da Cisjordânia controlada pela Palestina, Jericó fica a cerca de 25 minutos de carro de Jerusalém.

O Mosteiro da Tentação de Jesus está aberto a visitantes (tanto homens como mulheres) das 9h às 13h e das 15h às 16h nos dias de semana e das 9h às 14h aos sábados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui