O distrito tem aproximadamente 728.540 habitantes, repartidos por treze concelhos que constituem a AMDS – Associação de Municípios do Distrito de Setúbal. Os nove mais a Norte, da chamada Península de Setúbal, integram a Área Metropolitana de Lisboa. Os quatro mais a Sul, da região Alentejo, integram igualmente a AMLA – Associação de Municípios do Litoral Alentejano.
Nesta área geográfica estão inseridas seis áreas protegidas, Reserva Natural do Estuário do Tejo, Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha e uma parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e três administrações portuárias, do Porto de Sines, do Porto de Setúbal e Sesimbra e do Porto de Lisboa.
Esta é uma região de grande actividade agrícola, como a produção de cereais, produtos hortícolas, frutos, olivais e vinhedos, sendo a pesca igualmente muito importante neste distrito, com velhas tradições marítimas e piscatórias.
Um pouco por todo o lado existem ainda actividades como a extracção do sal, a exploração de pedreiras e minas metálicas e o fabrico de cimentos. Destacam-se ainda o turismo e o comércio.