[ Setúbal na Rede ] – Localização Geográfica

0
Rate this post

Localização Geográfica
A Baía de Setúbal constitui uma das principais regiões do estuário do rio Sado, que nasce na Serra da Vigia e percorre 180 km até desaguar no Oceano Atlântico na foz de Setúbal.

Trata-se do estuário nacional com a maior bacia hidrográfica totalmente portuguesa e é ainda o segundo maior estuário de Portugal onde existe uma zona de estatuto legal de protecção: A Reserva Natural do Estuário do Sado.

Na embocadura do estuário, encontra-se a Baía de Setúbal, que é constituída por talvegue que se encosta à margem direita, na zona do Outão, atingindo a sua profundidade máxima, da ordem dos 50 m. A SW da extremidade da Península de Tróia existe uma formação arenosa extensa e sujeita a evoluções de forma e volume, junto à qual a orla do canal de vazante apresenta profundidades apreciáveis e taludes ásperos.  No lado exterior da embocadura do Sado existe uma vasta acumulação de areias que constitui o banco exterior do estuário. Esta zona ocupa uma área da ordem dos 45 km2 e está limitada na face exterior por um talude muito íngreme, cujos declives atingem, nalgumas zonas, ângulos de 30º. Produtor de um grande número de espécies alimentares importantes tais como moluscos e bivalves e sendo no seu conjunto importante recurso de grande valor económico, merece ser defendido dos perigos da poluição que o ameaçam e, preservado para as gerações futuras.

  setapreta_dta-6777327