[ Dia 03-04-2001 ] – Expo Região superou expectativas.

0
Rate this post

Expo Região superou expectativas

A terceira edição da Expo Região, realizada entre os dias 28 de Março e 1 de Abril, em Azeitão, saldou-se por um resultado positivo relativamente ao número de visitantes. Pelo menos é o que diz o director de feiras da Associação Empresarial da Região de Setúbal (AERSET), Marco Gamito, que, num primeiro balanço aponta a visita de cerca de 18 mil pessoas aos 125 expositores presentes e entre os quais se encontrava o “Setúbal na Rede”.

A exposição sobre as potencialidades do distrito de Setúbal, que contou com a participação de expositores institucionais, autarquias e empresas de vários sectores da economia regional, revelaram-se positivos para a organização, embora os dois primeiros dias de certame tenham registado uma afluência reduzida. Um fenómeno entendido como natural por Marco Gamito que, no entanto, considera estes dois primeiros dias de feira como “muito importantes” para dar a conhecer e certame e, de certa forma, incentivar os visitantes para a sexta feira e o fim de semana.

Uma estratégia que afirma ter resultado, pois “a feira registou uma enorme enchente” a partir do último dia da semana, tendo mesmo ocorrido um ‘pico’ de visitas no domingo, dia 1 de Abril. Por isso é que, numa altura em que as contas para o balanço final ainda vão a meio, este responsável fala já em cerca de “mais dois ou três mil visitantes” que na edição do ano passado.

E nem a ausência dos quatro municípios do litoral alentejano – Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines – deixa desanimada a organização do certame pois são conhecidas as razões que levam à inexistência de expositores em representação daquelas autarquias. Diz Marco Gamito que a questão é mais que pacífica, pois prende-se com “uma dinâmica muito própria” do litoral alentejano que, pela proximidade geográfica, acabou por se unir ao município de Odemira para criar um calendário próprio de eventos.

A Expo Região, um certame anual criado em 1999 para promover os 13 concelhos do distrito de Setúbal, decidiu este ano ter outras componentes para além da exposição, pelo que ao longo da semana foram realizados encontros sobre o modelo de desenvolvimento e as questões ambientais que afectam o distrito, entre elas a queima de resíduos industriais perigosos no Parque Natural da Arrábida.

Este certame é organizado pela AERSET em parceria com a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal (AMDS), a Agência de Desenvolvimento Regional (CDR) e, pela primeira vez este ano, a Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal (ACSDS).