[ Dia 27-04-2001 ] – Setúbal poderá aderir ao Dia Sem Carros.

0
Rate this post

Setúbal poderá aderir ao Dia Sem Carros

A Câmara Municipal de Setúbal poderá vir a aderir à campanha europeia Um Dia Sem Carros, marcada para 22 de Setembro, à semelhança do que já ocorre com o concelho de Almada. A medida deverá ser analisada brevemente numa reunião entre a autarquia, a PSP e a GNR. De resto, o presidente da Câmara, Mata Cáceres, pediu um parecer aos diversos técnicos municipais, admitindo, desde já, avançar com a iniciativa que considera importante para a sensibilização das populações para o  meio ambiente.

Ao que tudo indica, o executivo em peso estará a favor da adesão de Setúbal ao Dia Sem Carros, embora se desconheça ainda quais as artérias da cidade que serão abrangidas pela medida, uma vez que Setúbal é atravessada por uma estrada nacional (EN10), o que poderá condicionar, à partida, a escolha das vias a fechar ao trânsito.

De acordo com a vereadora do pelouro do Trânsito, Ana Isabel Alves, só agora é que Setúbal se mostra disponível para aderir à campanha “porque só agora é que recebemos o ofício” do Ministério do Ambiente a convidar a cidade para fazer parte desta iniciativa europeia.

Satisfeita com esta possibilidade, a autarca social democrata afirma que o parecer dado pelo pelouro a que preside foi favorável. Até porque “o facto de não haver circulação de automóveis no Centro Histórico da Cidade resulta num dia diferente, pois as pessoas têm que procurar meios de locomoção alternativos”.

Além disso, argumenta, “como a iniciativa vai decorrer num sábado não trará muitos problemas para as pessoas que trabalham só durante a semana e necessitam de levar os carros para perto do local de trabalho”. Na expectativa relativamente à decisão final do presidente da Câmara, vai mais longe na defesa do carácter pedagógico do Dia Sem Carros ao avançar que “não se coloca de lado a possibilidade de a adesão a esta iniciativa poder levar, a longo prazo, à não circulação de automóveis no Centro Histórico da Cidade”. E admite mesmo que tal poderá ocorrer “num futuro não muito longínquo”, especialmente tendo em linha de conta as necessidades ambientais e de protecção do património edificado da capital do Distrito.

Se Setúbal vier a aderir ao Dia Sem Carros, apenas será permitida a circulação dos transportes públicos, ambulâncias, carros dos bombeiros e bicicletas, o que, no entender da autarquia, constituiu uma forma saudável de levar os munícipes a aprenderem a procurar meios de transporte alternativos ao automóvel.