[ Dia 23-04-2001 ] – Palmelense cai para os distritais.

0
Rate this post

Palmelense cai para os distritais

O Palmelense Futebol Clube foi goleado na tarde de 22 de Abril pelo Clube Futebol Benfica, por 5-1, em jogo da 29ª jornada da Série F da III Divisão Nacional, e consumou matematicamente o que há muito estava previsto: a descida para os escalões distritais, quando ainda faltam disputar cinco rondas. Desta forma, a equipa de Palmela é a primeira do Distrito de Setúbal a ver definido o seu futuro na presente temporada.

Depois de ter terminado a época passada num confortável 11º lugar, com 47 pontos (mais sete que o União de Montemor, a última equipa a descer), o Palmelense iniciou muito mal este campeonato. Nas primeiras três jornadas, somou outras tantas derrotas frente ao Esperança de Lagos (2-0), ao Almada (3-5) e ao Ourique (2-0). O primeiro resultado positivo só surgiu na quarta jornada, com uma vitória tangencial de 2-1 sobre o Juventude de Évora, logo seguido de nova derrota, desta vez, no terreno do Vendas Novas (3-0).

Com o decorrer da temporada, o Palmelense foi incapaz de inverter o rumo dos acontecimentos e depois de contornar a primeira metade do campeonato a Direcção do clube assumiu, numa Assembleia Geral, os erros cometidos na planificação da época e a, já então, mais que provável descida. A partir desse momento, frisaram, “o principal objectivo” era “apostar nos jovens jogadores, provenientes dos escalões de formação do clube”.

E isso foi cumprido à risca. Nove jogadores seniores abandonaram o Palmelense, que fez subir à equipa principal muitas das promessas que despontavam nos juniores. O treinador da formação de Palmela, Conhé, destaca agora que, apesar dos maus resultados terem-se mantido uma constante após a mudança, “está a ser ganha a aposta nos jovens”:

“Quem, actualmente, vê o Palmelense jogar, já nem se lembra que mandámos nove jogadores embora e demos um grande voto de confiança aos miúdos da casa”, observa o técnico Conhé, numa análise ás ultimas exibições da jovem equipa.

Hugo Pereira, capitão do Palmelense e um dos mais experientes jogadores do clube, apoia igualmente a aposta nos jovens valores do clube, mas reconhece que “a descida de divisão vai ser prejudicial para os mais novos”, porque, explica, “vão ter de jogar em campos pelados, o que para alguns será uma tarefa bastante complicada e prejudicial para a sua evolução enquanto futebolistas”.

No entanto, antes da descida ser oficialmente consumada, o Palmelense vai ainda disputar cinco jogos no campeonato da Série F da III Divisão. No dia 29 de Abril recebe o Desportivo de Beja e uma semana depois desloca-se ao difícil terreno do Amora (06/05). Seguem-se dois jogos em casa, com o Almancilense (13/05) e o Pinhalnovense (20/05), que precedem o derradeiro encontro da temporada, de novo fora de portas, frente ao Lusitano de Vila Real de Santo António (27/05).