[ Dia 18-06-2001 ] – Duarte Machado acusa PS de “chantagem política e cultural”.

0
Rate this post

Duarte Machado acusa PS 
de “chantagem política e cultural”

O candidato social democrata à presidência da Câmara de Setúbal, Duarte Machado, acusa o PS de “aconselhar” os artistas da cidade a “não participarem em iniciativas” de campanha de outros candidatos. A denúncia surge porque “alguns dizem que foram aconselhados a não ir” ao jantar previsto para hoje entre o candidato laranja e o meio artístico setubalense “pois o presidente da Câmara não aceitava isso”.

“Chantagem política e cultural” é como o cabeça de lista do PSD classifica a alegada indicação do PS aos artistas setubalenses no sentido de não participarem em iniciativas de outras candidaturas à Câmara de Setúbal, nas eleições autárquicas de Dezembro. O actual vereador do pelouro do Turismo, e candidato à cadeira do socialista Mata Cáceres, garante que “os artistas estão a ser pressionados” para não comparecerem no jantar previsto para hoje.

O vereador garante mesmo ter-lhe sido confidenciado por alguns artistas do concelho que “não podiam ir porque o presidente não ia gostar”, pois, segundo adianta, “são contratados e pagos pelo presidente quando actuam”. Estupefacto e “desiludido” com tais indicações, Duarte Machado recorda que “quem paga aos artistas são os cidadãos e não o presidente”.

O social democrata vai ainda mais longe ao garantir nunca ter imaginado que em Setúbal “acontecesse uma forma tão baixa de fazer política”, pois “eu era incapaz de fazer tal coisa”. Em contraponto à atitude “manipuladora” que atribui ao PS, garante que ao longo do mandato que vem exercendo, “nunca perguntei a filiação partidária dos artistas que contratei para os espectáculos” promovidos pela autarquia.

Crente de que os artistas de Setúbal são livres de decidirem por si, Duarte Machado espera que os “conselhos” do PS não façam mossa e que estes profissionais compareçam no encontro previsto para logo à noite, com o objectivo de discutir os problemas com que se debate este sector.