[ Dia 21-01-2002 ] – Amélia Antunes deixa oposição sem pelouros.

0
Rate this post

Amélia Antunes deixa oposição sem pelouros

A recém reeleita presidente da Câmara do Montijo, a socialista Maria Amélia Antunes, decidiu distribuir os pelouros apenas pelos eleitos socialistas. A medida não surpreendeu os autarcas da CDU e do PSD, e o social democrata Carlos Fradique vai mais longe ao afirmar que faria o mesmo.

Defensor da máxima “quem ganha deve governar e prestar contas”, o único vereador eleito pelo PSD, no Montijo, Carlos Fradique, não está surpreendido com a forma como foram distribuídos os pelouros no Montijo. Em declarações ao “Setúbal na Rede”, o autarca ‘laranja’ partilha da opinião de Maria Amélia Antunes e vai mais longe ao admitir que poderia não aceitar funções, caso lhe fossem propostas, uma vez que concorreu “a presidente da Câmara e não a vereador”.

Embora com opinião diferente relativamente às funções que devem ser desempenhadas pelos eleitos da oposição, o ecologista de Os Verdes, Álvaro Saraiva, eleito pela CDU, também já esperava esta decisão da presidente da Câmara montijense. Perante a medida que coloca todos os pelouros nas mãos dos autarcas do PS, os eleitos da oposição prometem “trabalho construtivo” e até a possibilidade de levar à discussão algumas propostas, como é o caso de Carlos Fradique, que gostaria de ver implementadas medidas concretas em áreas como a do estacionamento, do trânsito e da recuperação da zona velha da cidade.

Com a decisão da maioria socialista, ficam assim distribuídas as competências: a presidente fica com a Divisão de Gestão Urbanística, a Administração e Finanças, Protecção Civil e Conselho Municipal de Segurança, a vereadora Honorina Silvestre mantém a vice-presidência da Câmara e recebe as áreas dos Serviços Municipais, Água e Saneamento, Habitação, Educação e a Acção Social, que inclui o apoio aos toxicodependentes e idosos, o espaço de informação mulheres e a Comissão de Protecção a Menores.

O vereador Miguel Cardoso mantém os pelouros do Desporto e da Cultura e a Divisão de Economia e Turismo, a que vai acrescentar a Informação e Relações Públicas. Nuno Canta é o único eleito que mantém os pelouros do anterior mandato: Obras Municipais e Ambiente. O ‘estreante’ Pedro Marques ainda não tem pelouro destinado, mas tudo leva a crer que poderá vir a desempenhar funções na área das finanças. seta-1620164