[ Dia 09-04-2002 ] – Rede Partenalia reflecte sobre alargamento europeu.

0
Rate this post

Rede Partenalia reflecte sobre alargamento europeu

O objectivo da AMDS (Associação de Municípios do Distrito de Setúbal) ao integrar a Rede Partenalia é “demarcar o seu espaço político a nível europeu” refere Carlos de Sousa, presidente da Associação de Municípios. A Rede Partenalia tem trabalhado nos últimos dois dias (8 e 9 de Abril) em Setúbal, no sentido de “reflectir sobre a importância da construção europeia para as administrações locais”, além de começar a “demarcar a posição das regiões face ao novo alargamento europeu”.

Da reunião de Setúbal, da Rede Partenalia vai sair um documento a que Maria Dolors Renau, secretária executiva da rede, chama a “declaração de Setúbal”, e que vai ser a compilação das decisões do grupo de trabalho sobre “o futuro da política de coesão económica depois de 2006”. Este documento deverá ser apresentado na conferência europeia sobre o futuro da política regional na Europa, a realizar em Junho, na cidade de Barcelona.

Sobre este documento e a actividade regular  da Partenalia, Carlos de Sousa afirma que esta entidade se “substitui em parte aos governos”. Segundo o presidente, no que toca à questão da distribuição de apoios comunitários após 2006, o governo português “não tem sabido bater o pé com força suficiente para que Portugal não seja relegado para segundo plano”, pelo que é da “maior importância, não só para o distrito, mas também para todo o país a presença da AMDS nesta associação”.

Para além de pretender garantir a continuidade dos apoios da Comunidade Europeia (CE) aos países menos desenvolvidos da Europa, e evitar que todos os fundos sejam canalizados para os países de leste que venham a integrar a CE, a Partenalia, na sua reunião de Setúbal, recolheu propostas para projectos de parceria, nomeadamente com os países da América Latina. No âmbito deste projecto, Maria Dolors Renau salienta a necessidade de intervir ao nível da “criação de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”, um trabalho que pode ser desenvolvido através da “formação profissional e da tomada de medidas preventivas para a eliminação da violência”.

A Rede Partenalia é uma associação que integra 21 entidades municipais e regionais de sete países membros da União Europeia. Criada há dez anos, esta associação visa defender os interesses dos poderes locais junto da CE, onde manifesta a posição dos seus associados. A AMDS integra a rede desde 2000 e tem como prioridade em Portugal “fazer um esforço no sentido de contribuir para que outras associações de municípios integrem a Partenalia”, além de, “defender os interesses da região junto da Comunidade”, esclarece Carlos de Sousa. seta-2471051