[ Dia 12-04-2002 ] – Pinhal Novo contra projectos da REFER.

0
Rate this post

Pinhal Novo contra projectos da REFER

O projecto da REFER – Rede Ferroviária Nacional – para o eixo Norte/Sul e Linha do Sul, deixa várias populações isoladas. A denúncia é do presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Álvaro Amaro, ao adiantar que com as medidas previstas, a população de, pelo menos, três zonas do concelho, terão de percorrer quatro quilómetros para chegar ao centro da vila.

O projecto previsto pela empresa prevê a construção de um viaduto entre a Rua Egas Moniz e o antigo matadouro de Pinhal Novo, mas não contempla acesso directo dos moradores dos três bairros mais próximos. Uma situação que é do desagrado de Álvaro Amaro, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, que em colaboração com a população e a Câmara Municipal de Palmela, apresentou esta semana uma proposta alternativa que passa pela construção de uma rotunda na Rua Egas Moniz, de modo a concretizar a ligação entre esta artéria e as ruas dos três bairros que correm o risco de ficarem isolados. No entanto, o autarca diz que a REFER não se mostrou sensível à proposta.

Mas a Junta não desistiu e, pouco tempo depois apresentou uma segunda alternativa que aponta para a criação de uma ligação viária inferior para pedonais e veículos ligeiros entre a Rua do Alentejo e a Rua Pedro Álvares Cabral ou o mesmo tipo de viaduto na ligação da Rua do Alentejo com a Rua Egas Moniz. O autarca queixa-se de que, após um ano de negociações, a REFER “não está disposta a alterar os projectos nem em aceitar as propostas da Junta”.

Perante o impasse, o autarca pretende agora reunir com a REFER. Álvaro Amaro, que vai acompanhado de representantes da população e da Câmara Municipal de Palmela, quer discutir com a empresa a revisão do projecto. O autarca de freguesia ainda tem esperança numa solução de consenso que permita a mobilidade das populações agora em risco de ficarem ‘entaladas’ entre duas linhas férreas.  seta-3005422