[ Dia 27-05-2002 ] – CCI vai mostrar testes do Outão.

0

CCI vai mostrar testes do Outão

Os membros da Comissão Científica Independente (CCI), extinta no mês passado, vão amanhã, terça feira, ao parlamento para darem a conhecer as conclusões dos testes de co-incineração realizados na cimenteira do Outão, na Arrábida. Uma audição a pedido do grupo parlamentar do PS, depois dos ambientalistas da Quercus terem afirmado que os testes terão sido feitos com resíduos que não precisavam de co-incineração.

Os resultados dos testes de co-incineração na Secil do Outão, em Setúbal, que a CCI considera positivos em termos de protecção ambiental, uma vez que indicaram não ter ocorrido mais emissões do que actualmente, vão estar amanhã em discussão no parlamento a pedido dos deputados socialistas, garantiu ao “Setúbal na Rede” fonte do grupo parlamentar ‘rosa’. A audição ocorre semanas depois do Governo PSD/PP ter ‘chumbado’ o pedido para que a comissão fosse ouvida pela comissão parlamentar.

A audição ocorre cerca de três semanas depois dos ambientalistas da Quercus terem divulgado formas alternativas de tratamento e encaminhamento dos resíduos industriais perigosos. É o caso das lamas orgânicas, que “têm alternativas de tratamento” com tecnologia existente em Portugal, avançara na altura ao “Setúbal na Rede” o presidente da Quercus José Paulo Martins.

Os ambientalistas afinam pelo mesmo ‘diapasão’ da associação cívica Movimento de Cidadãos Pela Arrábida e dos parlamentares do partido Ecologista Os Verdes, que defendem não ter a CCI cumprido as suas obrigações de isenção. Em causa estará o facto da comissão ter sido criada para encontrar alternativas à co-incineração, “sem que tal nunca tivesse ocorrido”, lamenta a parlamentar de Os Verdes, Heloísa Apolónia. seta-9537598