[ Dia 29-05-2002 ] – Seixal quer Casa do Educador.

0

Os professores e educadores do concelho do Seixal vão pôr em marcha um processo de criação da primeira Casa do Educador na margem sul do Tejo. Um projecto que vem desde 1997 e que tem por objectivo criar um espaço de encontro e de ajuda entre profissionais do sector.

A ideia inicial partiu de um grupo de professores, diz a delegada escolar, Augusta Rodrigues ao referir que a comunidade sente falta de  “um espaço no qual todos se possam encontrar” e identificar. “Queremos que esta casa seja construída por todos”, sublinhou ao acrescentar existirem já “ideias muito concretas” relativamente espaços de convívio e de cultura que “deverá ser alargado a outras valências, como um centro de dia ou um lar”.

Entretanto, foi já constituída uma pró-associação com um grupo de voluntários de diferentes níveis de ensino. Desse conjunto saiu um grupo de dez elementos, ao qual se atribuiu a denominação de Grupo Dinamizador, que tem vindo a trabalhar em “objectivos muito concretos”, como a elaboração do pré-projecto de estatutos da Associação, cuja assembleia constituinte se reuniu dia 11 de Maio e determinou que a associação se iria chamar “Casa do Educador do Concelho do Seixal”.

A funcionar nas instalações da delegação escolar, esta associação, que conta já com 100 pré-associados, vai tentar constituir-se como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), “porque esse estatuto traz vantagens a vários níveis”, refere aquela responsável.

Embora sem data marcada para o arranque das obras, que também ainda não têm local para começar, Augusta Rodrigues só espera que seja possível “ocupar de alguma forma quem já deixou o ensino e ajudar o profissional da educação idoso, dando-lhe um lugar onde ele possa permanecer nos últimos anos de vida”. seta-7358798