[ Dia 22-07-2002 ] – Anunciada com problemas de habitação degradada e de limpeza.

0
Rate this post

No final de mais uma Autarquia Participada, realizada na freguesia da Anunciada, Carvalho da Silva, presidente da junta de freguesia, mostrou-se “muito satisfeito com a visita do executivo”, nomeadamente à zona mais antiga da freguesia, onde as duas autarquias acordaram “a possibilidade de concorrer a um programa comunitário, com vista recuperar algumas das habitações degradadas”. Carlos Sousa, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, encontrou “problemas muito específicos”, mas também soluções que “vão ser postas em prática”, começando pela limpeza de espaços degradados e o encerramento de alguns bares ilegais, na zona do bairro do Troino.

Carlos de Sousa, refere que muitos destes problemas derivam da antiguidade desta zona, onde se podem encontrar “habitações bastante degradadas, algumas delas com graves problemas de saneamento básico, em que as rendas são muito baixas e não permitem aos senhorios fazer as obras necessárias”.

Outro dos problemas que preocupam os dois autarcas nesta freguesia, é “a falta de limpeza de certos espaços” que devido ao terreno desnivelado, ficam entre os prédios e “encontram-se em perfeito estado de degradação”. Carlos de Sousa afirma que, em conjunto com a junta de freguesia, “vão ser feitas as operações de limpeza essenciais para que, numa fase mais avançada, sejam feitos os arranjos urbanísticos necessários nestes espaços”.

Carlos de Sousa mostrou-se também “preocupado” com o facto da “população ter-se mostrado muito desagradada com os bares situados na zona do bairro Troino”, que devido ao barulho, incomodam os moradores daquela zona. O presidente da câmara afirma que perante este problema, “a autarquia vai proceder de acordo com a legislação em vigor e encerrar alguns destes bares que se encontram a funcionar ilegalmente”. Relativamente aos estabelecimentos que tenham a sua situação regularizada, Carlos de Sousa diz que “vai ser medida a emissão de ruído e vai ser aplicada a nova lei em vigor”, para que o funcionamento destes, “não ponha em causa a qualidade de vida destas pessoas, que são na sua maioria idosos e que têm que ser respeitadas”.

Carvalho da Silva e Carlos de Sousa, no final desta semana de Autarquias Participadas, demonstraram-se bastante satisfeitos com “a participação da população quer na reunião de câmara descentralizada, quer no atendimento público feito no último dia da iniciativa”. O presidente da câmara afirma ter sido “bastante importante este contacto com a população, até porque foi uma forma de tomar conhecimento dos problemas das pessoas e senti-los de uma forma mais pessoal”.

A freguesia da Anunciada foi a última a ser visitada no âmbito do Programa Autarquias Participadas e Carlos de Sousa faz “um balanço extremamente positivo”, salientando “o enorme esforço que todo o executivo camarário fez para conseguir conciliar o trabalho nas freguesias e todo o trabalho burocrático da câmara”. Depois de visitadas as oito freguesias que compõem o concelho de Setúbal, o presidente afirma-se “cansado mas muito satisfeito com os resultados desta iniciativa”.