Almada Cidade Digital será realidade até 2005
Com a aprovação da candidatura da cidade de Almada ao Programa Operacional Sociedade de Informação, o projecto Almada Cidade Digital vai ser concretizado até 2005. Este projecto vai ser desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Almada e várias entidades do concelho, “numa lógica de desburocratização dos serviços prestados pela administração pública local, promovendo a proximidade das autarquias à população” e visa contribuir para “a democratização do acesso de todos os munícipes às novas tecnologias de informação e comunicação”, anunciou Maria Emília de Sousa, presidente do município, durante a cerimónia de assinatura do contrato entre as várias entidades participantes neste projecto.
A realização deste projecto, que deverá estar concluído em 2005, prevê a criação de um portal na Internet, que disponibiliza toda a informação sobre a cidade de Almada e concelho, a instalação de uma rede de Espaços Internet, de forma a promover o acesso às tecnologias de informação, fortalecer toda a comunidade digital, disponibilizando conteúdos sobre diversas áreas e um sistema de vídeo, que irá permitir a visita às principais artérias de circulação automóvel da cidade.
O Almada Cidade Digital vai também permitir a consolidação do projecto Município Digital, que de acordo com Maria Emília de Sousa, “vai fazer com os serviços prestados pela câmara, juntas de freguesia e serviços municipalizados, sejam efectuados de forma menos burocrática”, abrangendo áreas como o atendimento público e a prestação de informação ao munícipe, bem como a gestão de documentos entre as várias entidades. Na prática o cidadão vai ter acesso a quiosques interactivos, colocados em lugares estratégicos, onde poderá requisitar informações diversas, documentos e até pagar a conta da água, sem ter que se deslocar aos serviços municipalizados. Os Espaços Internet vão ter presentes técnicos para prestar apoio aos utilizadores da Net.
Outro dos projectos é a criação de balcões standard, que englobam todos os serviços administrativos do município, “evitando o incómodo de ter que se deslocar a diferentes repartições para resolver vários assuntos, criando uma lógica de proximidade e facilitando a vida a todos”, salienta a presidente da câmara. Depois de concluída a rede do Almada Cidade Digital, vai ser implementado um corredor digital até à Costa da Caparica, recorrendo à instalação de fibra óptica e que de acordo com a presidente, “vai ser um grande incentivo para a instalação de empresas de alta tecnologia, neste corredor”.
São várias as entidades que participam na realização do Almada Cidade Digital, que em conjunto com a Câmara Municipal de Almada, vão desenvolver este projecto. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade nova de Lisboa e o Madan Parque – Parque de Tecnologia Almada/Setúbal e a Nova Almada Velha, agência de desenvolvimento local que vai ser a responsável pela coordenação e gestão global do projecto. O Almada Cidade Digital representa um investimento total de dez milhões de euros, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio III.