Festival do Sado reúne vários eventos de verão
As várias iniciativas que têm vindo a decorrer nos últimos anos, por altura do verão, no concelho de Setúbal, vão ser reunidas este ano num só evento, o Festival do Sado. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que tem como objectivo “valorizar o rio Sado e toda a tradição da cidade, em torno do mar e da serra da Arrábida”, explica André Martins, vereador do Ambiente e Turismo. Com início no dia 17 deste mês, prolonga-se até 15 de Setembro, reunindo um conjunto vasto de eventos, “sempre em torno daquilo que é a maior riqueza desta cidade”, acrescenta o vereador.
A primeira iniciativa do Festival do Sado é a Festa dos Sabores, que vai decorrer na placa central da Avenida Luísa Todi e onde vai ser possível “provar os sabores mais característicos da nossa região”, salienta André Martins. De 17 a 24 de Agosto, “os visitantes podem encontrar, neste festival, o peixe assado, mariscos e petiscos tradicionais do mar e do rio”, acrescenta o vereador. “O número de restaurantes inscritos para este festival excedeu as expectativas” e o vereador responsável pela iniciativa garante mesmo que “muitos foram recusados por já não haver espaço disponível para mais representantes”.
O Roteiro da Gastronomia Tradicional vai decorrer em cerca de 100 restaurantes do concelho, de 20 de Agosto a 15 de Setembro. André Martins adianta que esta “é uma forma de divulgar aquilo que de melhor temos, sempre com uma qualidade elevada e em restaurantes recomendados”, pois “pela gastronomia também se conhece a história de uma região e da sua população”, acrescenta o vereador.
De 23 a 25 de Agosto as Festas do Moinho de Maré da Mourisca, também integradas no Festival do Sado, vão decorrer no Faralhão, integrando várias iniciativas populares. A exposição de Artes Plásticas organizada pela ProArte, é também um dos destaques deste festival e vai decorrer na placa central da Avenida Luísa Todi, de 17 a 31 de Agosto.
As Festas Bocageanas, de 13 a 15 de Setembro, englobam várias iniciativas em torno do poeta sadino, das quais se destacam vários espectáculos e exposição, bem como a tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, numa organização do “Setúbal na Rede” e que realiza este ano a sua terceira edição.
O vereador André Martins não deixou de referir que o Festival do Sado “é mais uma grande iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, tendo o Sado como ponto central”, pois é considerado “uma fonte de riqueza que a câmara quer defender para garantir um futuro sustentado”.