[ Dia 18-12-2002 ] – PS preocupado com a nomeação do novo director do hospital.

0
Rate this post

PS preocupado com a nomeação
do novo director do hospital

A Federação Distrital do PS de Setúbal “está preocupada” com o facto do novo director do Hospital de São Bernardo ser “uma pessoa sem qualquer experiência na área da Saúde”, afirma o presidente da federação. Alberto Antunes garante que o Partido Socialista “não contesta a nomeação”, já que “o Governo tem toda a legitimidade de fazer esta escolha”, apenas acha que Carlos Veloso “tem uma experiência profissional muito reduzida”.

Para Aberto Antunes a empresarialização dos hospitais que o Governo está a fazer “tem apenas a ver com a colocação de filiados do PSD nestes cargos”. È o que o presidente da federação supõe neste caso, e garante que Carlos Veloso “é amigo pessoal de Marques Mendes”. Apesar disso Alberto Antunes faz votos para que este novo director se “adapte rapidamente a este cargo” e afirma que esta “é uma experiência que o Governo está a fazer”.

“O que PS não pode aceitar é que as cobaias desta experiência sejam os doentes do Hospital Distrital de Setúbal”. Alberto Antunes refere que o novo director “não tem experiência na área” e que “vem para a cidade aprender como se lida com um hospital”, que de acordo com o presidente da distrital do PS, “tudo tem feito para ser de referência”.

De acordo com Alberto Antunes o Partido Socialista vai “ficar atento para saber como os filiados do PSD vão gerir os hospitais e saber se vão ou não trazer mais-valias para as unidades hospitalares”. Assim o PS vai “avaliar a prestação do novo director” e esperar que este “aprenda rapidamente a filosofia da gestão de uma unidade hospitalar”. O PS vai também saber “como é que os dirigentes vão lidar com os restantes corpos sócias que também são de diferentes partidos”.

Para Alberto Antunes o anterior director, David Martins, “deu tudo de si ao hospital durante o tempo que o esteve a dirigir” e fez uma “grande transformação nesta instituição, sobretudo na parte velha”. O presidente da federação espera que este novo director, devido à sua cor politica, “tenha força para continuar esse trabalho”. Mas devido ao Orçamento de Estado aprovado para este ano Alberto Antunes duvida que o consiga. Mas espera que “para o próximo ano isso venha a ser conseguido” e que “mais trabalhos sejam feitos”.

“Para assumir esse cargo não é preciso ser médico”, refere Alberto Antunes, mas adianta que “é preciso conhecer os mecanismos e ter sensibilidade para gerir os recursos financeiros e também os humanos de uma forma flexível e harmoniosa”. Alberto Antunes apenas conhece do currículo de Carlos Veloso “o cargo de vogal de administração que exerceu nos serviços comerciais da RTP”, a RTC.

Quanto a David Martins, Alberto Antunes tem a informação de que “vai abandonar o quadro do hospital São Bernardo, o que por si só é uma perda para os utentes do hospital”. Apesar de não falar há algum tempo com o ex-director, o presidente da federação diz que o que estava para ser concretizado era David Martins “ir trabalhar para um hospital fora do distrito”.   seta-3743877