[ Dia 24-01-2003 ] – Distrito de Setúbal representado na BTL.

0
Rate this post

Distrito de Setúbal representado na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é “uma porta aberta que permite dar a conhecer os potenciais do distrito de Setúbal e promover a região ao nível do turismo”. Quem o afirma é Esequiel Lino, vice-presidente da Região de Turismo da Costa Azul, que adianta que “é fundamental” a região estar representada na BTL, já que esta “é visitada por milhares de pessoas”. Também a Câmara de Alcochete está representada no certame com um stand, que, de acordo com Rogério Oliveira, chefe de gabinete do presidente, “dá a conhecer todo o concelho”.

A Região de Turismo de costa Azul está representada neste certame, que se encontra patente na FIL, através de um stand e desempenha, de acordo com Esequiel Lino, “a função de representar todos os municípios, apesar de alguns preferirem ter o seu próprio stand”, por se tratar já de “uma tradição”.

De acordo com o vice-presidente, este ano “houve uma tentativa de juntar todos os municípios num espaço mais alargado” mas, no entanto houve câmaras “optaram por um espaço só seu”. Uma decisão que foi aceite pela Costa Azul, na medida em que se “tem que respeitar a autonomia de cada um”, afirma Esequiel Lino.

Rogério Oliveira afirma que essa informação foi recebida na Câmara através dos técnicos de turismo mas, garante que essa intenção “não se deixou de realizar devido à Câmara de Alcochete”, até porque algum tempo depois receberam a informação de que a intenção, de juntar todas as câmaras do distrito, “iria ser cancelada porque não havia resposta positiva por parte de muitas autarquias”. Rogério Oliveira garantiu ao “Setúbal na Rede” que, “não há nenhuma obsessão da Câmara participar sozinha” no certame e refere que, “a autarquia está sempre disposta a receber e analisar todas as propostas que cheguem”.

Com animações todos os dias, que vão desde a actuação de ranchos até apresentação grupos de música da região, o stand da região de turismo da Costa Azul promete “promover o turismo da região dando-o a conhecer aos visitantes e aos turistas nacionais”. Com mais esta participação na BTL, a Costa Azul tenciona, “trazer mais turistas para a região de Setúbal, mostrando-lhes o seu potencial”, conclui Esequiel Lino.

Como um concelho em crescimento, “Alcochete está muito bem representado no certame”, garante Rogério Oliveira, adiantando que as pessoas começam a encontrar neste concelho, “uma qualidade de vida que não é fácil de encontrar em muitas zonas da grande Lisboa”. De acordo com o chefe de gabinete do presidente, a construção da Ponte Vasco da Gama criou “condições para haver mais frequentadores em deslocação para Alcochete, que vêm quer pelas condições naturais, quer pela tipicidade da própria vila e também pelos bons restaurantes e iniciativas culturais e lúdicas”.

No stand do município pode encontrar-se desde “informação patrimonial a iniciativas” que se tem vindo a fazer no concelho na área do ambiente, como é o caso de “percursos pedestres, de BTT e também de canoagem”, explica Rogério Oliveira. No stand, para além demonstrações de artesanato, com artistas do concelho, pode ainda encontrar-se “um guia turístico que contém, desde a história do concelho aos monumentos a visitar e a hotelaria local”, conclui o mesmo responsável.  seta-3763944