Biografia de Luíza Todi divulga
aspectos desconhecidos da cantora
A apresentação do livro “Luiza Todi, a voz que vem de longe”, realizado no passado dia 24 de Janeiro e organizado pelo conselho de administração do Montepio Geral, em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal, constituiu um ponto alto das comemorações do 250º aniversário da cantora lírica, que a autarquia tem vindo a desenvolver e que decorrerão até o final deste ano. Esta é uma forma de “relembrar importantes figuras da nossa cidade que já morreram, mas que nos deixaram grandes heranças”, afirma Aranha Figueiredo, vereador da Câmara Municipal de Setúbal.
O escritor Batista-Bastos, convidado a apresentar o livro, afirmou que “esta é uma obra exemplar, uma das melhores biografias que já se fizeram em Portugal”. O escritor referiu ainda que este livro não é apenas uma biografia, “é um retrato histórico-social do nosso país no século XVIII”. Admitindo o desconhecimento da obra de Luíza Todi, bem como a importância cultural da cantora, Baptista-Bastos afirma ter ficado “encantadissímo” ao ler a biografia e relembrou ainda que “Portugal é um país periférico em geopolítica, mas não o é no que diz respeito à cultura”, realçando importantes nomes portugueses do campo das artes, da música, da pintura e do cinema que “não devem ser esquecidos”, concluiu.
De acordo com Victor Luís Eleutério, investigador histórico e autor de “Luíza Todi, a voz que vem de longe”, esta obra “é uma homenagem à grande cantora que foi Luíza Todi”. O autor faz um breve retrato sobre o génio da artista, esclarecendo ainda que esta biografia tem como objectivo “divulgar alguns aspectos da vida da cantora que permaneciam desconhecidos” em anteriores trabalhos editados por outros autores.
Em nome da Câmara Municipal de Setúbal, Aranha Figueiredo afirmou também que “este é um momento importante que não podemos deixar passar em branco”, realçando a necessidade de reconhecimento dos artistas setubalenses. O autarca declarou ainda que “a figura de Luíza Todi tem despertado interesse em grandes historiadores”, realçando que esta é “mais uma importante obra que põe em relevo o excelente trabalho desta grande cantora nacional”.
Para além da apresentação do livro, a cerimónia de comemoração do 250º aniversário de Luíza Todi integrou também um concerto de Árias e Duetos de ópera e ainda a Festa da música pela Orquestra de sopro do Conservatório Regional de Setúbal. O Montepio Geral aproveitou ainda esta ocasião para, em conjunto com a Câmara Municipal, celebrar o 30º aniversário da presença deste banco em Setúbal, facto que, segundo Costa Leal, presidente do Montepio Geral, “costuma celebrar-se em todos os balcões da empresa espalhados pelo país”.